Conselhos Temáticos

A FIEPA possui cinco conselhos temáticos. Criados em 1994, esses conselhos são grupos técnicos permanentes que trabalham auxiliando a instituição nas atividades e campanhas do setor industrial. Cada conselho temático tem oito participantes, entre industriais, representantes de sindicatos e pessoas indicadas por associações setoriais da indústria. As atividades de cada conselho abrangem as principais áreas que tratam do desenvolvimento social e econômico, como integração regional, legislação e tecnologia. Os conselhos temáticos da FIEPA são os seguintes:

Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra)
Tem por objetivo o acompanhamento das obras de investimento realizadas pelos governos municipal, estadual e federal, destinadas à infra-estrutura do Estado do Pará e ao desenvolvimento da Região Norte. Este grupo ocupa-se ainda em analisar e propor aos governos municipal, estadual e federal, as obras necessárias para o desenvolvimento regional.
Contatos: (91) 4009-4770 / conselhos.tematicos@fiepa.org.br

Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema)
Objetivo deste grupo é analisar todos os temas relacionados à exploração dos recursos naturais. Cabe também, formular propostas aos empresários e acompanhar as legislações ambientais do município, estado e federação. A exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Coema apresenta as metas e compromissos da indústria em favor do meio ambiente na Agenda Ambiental da Indústria Paraense, documento que conta com a participação de todos os segmentos da indústria regional.
Contatos: (91) 4009-4829 / 99144-0448 / ctma@fiepa.org.br / deryck@senaipa.org.br

Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa (Compem)
O Conselho da Micro e Pequena Empresa atua sugerindo ações e estratégias, além de mobilizar esforços para o desenvolvimento das indústrias com este perfil. Uma das prioridades do Conselho é dar sustentação à Agenda de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas Industriais no Estado do Pará mediante temas e proposições que assegurem acesso a mercados, capacitação de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Conselho Temático de Relações do Trabalho e Desenvolvimento (CRT)
A este conselho compete acompanhar as mudanças na legislação trabalhista, discutir e analisar as novas legislações, transmitindo essas informações para todos os sindicatos filiados à Fiepa, para que, por sua vez, estes sindicatos as repassem a seus associados: as indústrias. Compete ainda, acompanhar e assessorar os sindicatos nas negociações trabalhistas. Cabe também propor ao Governo Federal alterações na legislação, visando o seu aprimoramento em benefício da relação entre o Capital e o Trabalho.
Contatos: (91) 3241-8176 / 4009-4876 / nilson@fiepa.org.br

Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores)
Compete a este conselho a criação de uma rede de ações estruturadas e sistemáticas, capazes de sensibilizar, motivar e facilitar o investimento social dos empresários paraenses. O CORES vem buscando atuar por meio de parcerias com os programas de responsabilidade social desenvolvidos pelas indústrias paraenses. O objetivo desta aproximação é capacitar e disseminar entre os empresários uma nova mentalidade e cultura de sustentabilidade.
Contatos: (91) 4009-4990 / cores@fiepa.org.br

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X