Notícias

Alunos do SESI participarão de campanha de segurança e saúde

Alunos do SESI participarão de campanha de segurança e saúde

Alunos do SESI participarão de campanha de segurança e saúde

 

Alunos dos 8º e 9º anos das escolas da rede SESI na Região metropolitana de Belém (RMB) participaram de uma palestra sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE). O evento foi promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTB/PA) e contou com o apoio das construtoras paraenses Quanta Engenharia e Quadra Engenharia.

A iniciativa integra a Semana CANPAT Construção, que será realizada virtualmente de 4 a 8 de outubro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Inspeção do Trabalho (SIT), SESI e Seconci-Brasil. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre acidentes, saúde e segurança em casa, nas escolas, durante o trajeto e no trabalho, além de ressaltar a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como a máscara.

A visita antecipada nas escolas do SESI teve a finalidade de esclarecer dúvidas e apresentar métodos de prevenção para os alunos por meio de palestras educativas, além de promover, a partir do que foi repassado, um concurso de redação sobre a temática, em que os melhores serão premiados no dia do evento, que ocorre no dia 8 de outubro.

Para o aluno do 9º ano da Escola SESI Belém, Davi Duarte (14), o tema da palestra, que envolve segurança e saúde no ambiente escolar, proporcionou um novo olhar aos acidentes que, muitas vezes, partem dos detalhes que ocorrem no cotidiano. “Muito edificante essa palestra porque aprendemos coisas que a gente não sabia e, muito menos, tinha noção. A visão que os palestrantes nos passaram, fez com que a gente tenha mais atenção às pequenas coisas que ocorrem no dia a dia, seja na rua, na escola ou em casa, e que podem se tornar um acidente grave, e que devemos ter mais atenção e cuidado”, afirmou Davi.

A aluna do 9º ano da Escola SESI Belém, Ana Clara (14), conseguiu se identificar com diversos pontos citados na apresentação dos especialistas convocados para abordar o tema, pois ela afirma que já passou por algumas situações e presenciou familiares sofrerem acidentes em casa. “A maneira como foi explicado o assunto e os exemplos citados foram bem esclarecedores, além de nos deixar mais conscientizados de que até as situações mais bobas, que a gente pensa que nunca vai ocorrer conosco. Um dos pontos que mais chamaram minha atenção foi sobre como usar o fone de ouvido de forma correta. Eu já utilizo esse acessório desde muito cedo, só que de um jeito inadequado, e hoje sofro as consequências do uso incorreto”, declarou ela.

A estudante também comentou que presenciou o pai sofrer um acidente doméstico. “Meu pai estava trocando uma lâmpada em casa e a escada não estava engatada da forma correta, o que causou uma queda brusca e ele foi encaminhado para o hospital, onde foi necessário levar ponto no ferimento”, finalizou Ana Clara.

Para a pedagoga e diretora da Escola SESI Belém, Gleaecy Moy, a iniciativa do Sinduscon-PA em levar o DNSSE para as escolas, por meio da Canpat Construção, foi fantástica por entender que os alunos precisam saber e entender sobre o assunto que vai agregar conhecimento significativo e aprendizado necessário para a vida. “Esse momento foi fundamental porque os nossos alunos participaram de forma expressiva. Entenderam o assunto e o quanto é necessário abordar saúde e segurança em todos os ambientes, não somente nas escolas ou em casa, mas também, futuramente, na vida laboral”, afirmou a educadora.

*Texto: Comunicação Sistema FIEPA e Sinduscon-PA



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA