PDA - Programa de Desenvolvimento Associativo

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI.

O Programa contém ações em cinco eixos:

• RELACIONAMENTO SINDICAL

Incentiva a troca de informações e experiências entre líderes e executivos sindicais, e tem como principal fruto a Rede Sindical da Indústria, composta por mais de 610 representantes de sindicatos.

• FORMAÇÃO DE LÍDERES E EXECUTIVOS SINDICAIS

Estimula o desenvolvimento de competências necessárias à atuação sindical, oferecendo ações como as oficinas de negociação coletiva, atendimento às idústrias e projetos para a captação de recursos, que duram até cinco horas cada.

• GESTÃO E COMUNICAÇÃO SINDICAL

Provê aos sindicatos ferramentas como planejamento estratégico, sistemas de gestão, enxovais de comunicação, sites e newsletters.

• INTELIGÊNCIA SINDICAL

Fornece insumos para a atuação nos demais eixos, por meio da produção de conhecimento sobre o ambiente sindical, como a Pesquisa Sindical e a Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos.

• SERVIÇOS DOS SINDICATOS

Incrementa o portfólio dos sindicatos disponibilizando serviços para que ofereçam às indústrias,. Nesse eixo, merece destaque o projeto Associa Indústria, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de capacitação empresarial sobre temas como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, adequação à legislação trabalhista e carga tributária;. As aulas são gratuitas e têm duração máxima de oito horas.

Conheça um pouco sobre o Associativismo na Indústria. Assista ao vídeo:

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X