IEL Pará oferta curso sobre “eSocial 2.3"para empresas de Castanhal

Publicado em 28/09/2017 10:33h

Iel Novidades

IEL Pará oferta curso sobre “eSocial 2.3

A Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, por meio do Instituto Euvaldo Lodi - IEL Pará, firmou parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentos do Estado do Pará - SIAPA, visando ministrar o curso “eSocial 2.3”, que é voltado para profissionais da área de departamento de pessoal, contadores, gestores de recursos humanos e demais interessados. O objetivo do curso é apresentar às empresas o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-social), que unifica o fornecimento de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e à utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e com isso capacitá-las ao uso do sistema.

Com duração de 16 horas, o curso, que está acontecendo de 25 a 28 de setembro, em Castanhal, está trabalhando, dentre outros assuntos, conceitos e conhecimentos acerca das obrigações acessórias substituídas do e-Social, suas facilidades e dificuldades, os conceitos trabalhistas e a nova postura esperada dos profissionais de administração de pessoal, ponto e folha de pagamento, além de segurança e medicina do trabalho, recrutamento e seleção, benefícios, mudanças no sistema de fiscalização, temporalidade dos Fatos, recadastramento dos colaboradores e qualificação cadastral. Estão participando, as empresas: Hiléia, Pantera, Flamboyant, Mafrinorte, CTC, Mariza, Churrascaria Leitão e grupo Viale.

O e-Social é um novo projeto que compõe o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), consolidando em um só programa as informações da área trabalhista - CAGED, GFIP, RAIS. A implantação atinge empresas de todos os portes e pretende fazer com que a relação entre empregados e empregadores se torne mais transparente.