Sistema FIEPA e UFPA reafirmam sua parceria

Publicado em 13/09/2017 15:07h

Sistema FIEPA e UFPA reafirmam sua parceria

Em defesa dos interesses do setor industrial paraense, o Sistema FIEPA realiza parcerias com várias instituições, entre elas as universidades. Em função disso, nesta quarta-feira (13), foi reafirmado, por meio da assinatura de um termo aditivo, um convênio que o Sistema FIEPA possui junto à Universidade Federal do Pará (UFPA). O convênio prevê a integração acadêmica e técnica das duas instituições, com o intuito de estabelecer cooperações mútuas entre as partes, que possam favorecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades de ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento.

O Sistema FIEPA foi representando pelo presidente José Conrado Santos, pelo vice-presidente, José Maria Mendonça, pelo diretor regional do SENAI, Dário Lemos, pelo superintendente regional do SESI, José Olímpio Bastos, e pelo superintendente do IEL, Carlos Auad.
Segundo o presidente José Conrado Santos, o relacionamento do setor produtivo com a universidade vem avançando cada vez mais, sempre visando o aprimoramento das ações. “Hoje a gente dá mais um passo nesse sentido para que, por meio de nossas unidades, possamos interagir mais de perto com os campi da universidade. Saímos muito satisfeitos dessa reunião, porque, além do que havíamos pautado, surgiram também outras possibilidades desse entendimento do setor produtivo com a academia”, disse o dirigente da FIEPA.

Uma dessas outras possibilidades, explicou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, seria um novo programa de doutorado acadêmico industrial. “O objetivo é formar pesquisadores e desenvolver projetos de pesquisa que abordem temas de interesse imediato de uma indústria e que possam resultar no avanço de processo de produção dessa indústria. Nós vamos continuar trabalhando nesse projeto, agora com a parceria do Sistema FIEPA, e tenho certeza de que é uma oportunidade para fazermos com que a universidade, com mais eficiência, cumpra mais essa função que é de fazer com que o conhecimento aqui produzido impacte fortemente no desenvolvimento econômico e social de nossa região”, finalizou o reitor.