Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Notícias Setor produtivo contesta pacote de medidas do governo do Pará

Setor produtivo contesta pacote de medidas do governo do Pará

FORUM1

Representantes dos setores produtivos que compõem o Fórum das Entidades Empresariais do Pará se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda, na manhã desta segunda-feira para contestar itens do pacote de projetos de lei com medidas restritivas que o governador Simão Jatene encaminhou à Alepa e que, se aprovadas, vão gerar impactos negativos nas atividades econômicas do estado porque envolvem restrições que vão engessar mais estes segmentos, gerando aumento de desemprego e do custo de vida para a sociedade paraense. “Fomos surpreendidos e estamos insatisfeitos com estas medidas do pacote do Executivo Estadual porque o setor não tem mais espaço para criar mais despesas nem para burocracias que inviabilizam o dinamismo. Além de impactar no aumento do desemprego, estas medidas vão gerar mais insegurança no setor produtivo”, declara José Conrado Santos, presidente do Fórum das Entidades Empresariais do Pará.

O Fórum reúne instituições vinculadas à indústria e ao comércio, que propõem e desenvolvem iniciativas complementares, que visam garantir maior competitividade a estes setores. O encontro com o presidente da Alepa foi definido após reunião realizada na manhã de sexta-feira na sede Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), na qual os empresários analisaram de maneira geral o conteúdo do pacote de Simão Jatene e ficaram surpreendidos e indignados com as medidas relacionadas ao setor produtivo presentes no documento.

Entre as polêmicas medidas presentes no pacote está o projeto de lei encaminhado pelo Executivo Estadual para a Alepa, que define que a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Pará passe de 17% para 18%. A alteração incide sobre a maioria das mercadorias. No estado, a indústria de transformação registra queda de -7,3% em 12 meses. Já o volume de vendas do comércio varejista registrou queda de 11,7% em 12 meses. O desempenho do Pará ficou abaixo do índice do país, que teve queda de 6,6%. “Vamos envolver entidades empresariais dos setores produtivos de todos o estado neste debate para mostrar aos parlamentares da Alepa e ao Governo Estadual a gravidade destas medidas se forem colocadas em prática”, comenta Sebastião Campos, presidente da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio).

FOR2

No sábado, representantes do Fórum também se reuniram com o governador Simão Jatene e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, que, diante das ponderações apresentadas pelo grupo sobre o aumento da alíquota do ICMS, informaram que este item pode ser redefinido com prazo estimado para ter validade de um ano, coincidindo com a regulamentação da Lei Kandir, prevista para começar a operar em um ano. A partir daí, a tarifa do ICMS voltaria ao patamar de 17%. O diálogo foi repassado ao presidente da Alepa na manhã desta segunda-feira, que reafirmou a disponibilidade em redefinir este item do pacote junto à equipe econômica do governo do estado para contribuir com uma nova proposta para tornar as medidas mais adequadas ao contexto dos setores produtivos locais.

Impactos - O setor supermercadista, que envolve 2.800 empresas que empregam 40 mil pessoas e representam 7% do PIB do estado, também alerta para os impactos socioeconômicos das medidas. “Vamos precisar repassar o aumento para o consumidor assim como teremos que reestruturar as equipes, enxugando e gerando mais desemprego no estado”, sinaliza Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercado (ASPAS). O empresário Fernando Yamada, vice-presidente da ASPAS, reforça que não é o aumento de tributos que vai reorganizar as contas do Estado. “Estas medidas só vão criar um cenário local de mais incertezas e potencializar a crise econômica. O Estado do Pará tem que repensar o tamanho de sua estrutura pública”, analisa.

O setor produtivo reforça ainda que os cortes devem ser direcionados para a estrutura da máquina pública, que precisa ser mais enxuta. “O governo estadual está indo na contramão das medidas do governo federal, que orienta para reduzir a estrutura pública e não pressionar a iniciativa privada, que será penalizada com estas propostas. Esperamos que o Governo converse com o setor produtivo e a sociedade para, em conjunto, definirmos as medidas que realmente atendem nossas necessidades”, declarou José Maria Mendonça, presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP).

Follow us on Twitter

NewsLetter