Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Notícias Sistema FIEPA lança programação pelo mês do Meio Ambiente

Sistema FIEPA lança programação pelo mês do Meio Ambiente

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

fiepasusten 505x180
Comemorado no dia 05 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente promove o debate sobre a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais. Para ampliar essa discussão, o Sistema FIEPA promoverá uma série de ações ao longo do mês de junho voltada para o tema. O primeiro evento foi denominado de ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade no Sistema FIEPA’ e será realizado na segunda-feira, dia 05, com o lançamento do programa de coleta seletiva na Federação e a apresentação de uma agenda com outras duas ações, entre elas um curso sobre gestão de resíduos.


A coleta seletiva será implantada, inicialmente, na sede do Sistema FIEPA, localizada na Trav. Quintino Bocaiúva. Todos os funcionários da instituição receberão informações sobre como separar os resíduos, especialmente papel e plástico, e uma capacitação especial será oferecida aos funcionários do setor de Serviços Gerais, que cuidarão do material que será encaminhado à reciclagem.


Também no evento será apresentada a Rede de Resíduos Sólidos da Indústria, programa permanente da Federação das Indústrias do Estado do Pará voltado para a promoção de soluções voltadas para o setor produtivo. Nela estarão congregadas várias iniciativas destinadas à gestão inteligente de resíduos na indústria e que vem auxiliar empresários que precisem adequar a gestão dos resíduos de seu processo industrial.


Já entre os dias 20 e 23 de junho, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará) promoverá o curso ‘Gestão Inovadora de Resíduos para Redução de Perdas’, voltado para executivos e gestores que pretendem melhorar seus processos a fim de garantir melhor produtividade. “Devemos criar a cultura de que os resíduos sejam reaproveitados. E é isso que o nosso curso mostrará, como reaproveitar os resíduos produzidos pela indústria de forma consciente e inovadora, contribuindo assim para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Esse curso quer despertar no empresário a preocupação com o destino desse resíduo e o que ele pode gerar um novo produto”, explica Carlos Auad, superintendente do IEL Pará.


Novas iniciativas – No dia 21 de junho, um seminário vai reunir especialistas e empresários para debater as diversas oportunidades de negócios a partir da utilização de resíduos sólidos. Na ocasião será lançada oficialmente a Bolsa de Resíduos, uma plataforma virtual que vai viabilizar a compra, venda ou troca de resíduos reaproveitáveis ou recicláveis. Uma empresa que tem algum tipo de sobra do seu processo produtivo poderá anunciar e negociar esse produto com quem precisa.


Outra ação é o Banco de Boas Práticas que tem como objetivo divulgar as boas práticas promovidas pelas indústrias em diversas áreas como reuso de água, eficiência energética, resíduos sólidos, entre outros. As empresas interessadas podem submeter suas ações à avaliação e, caso aprovadas, elas passam a integrar esse banco e podem servir como cases para outras empresas.


“Com todas as essas ações queremos mostrar como o Sistema FIEPA pode contribuir para melhorar a relação da indústria com o meio ambiente e como fazer uma gestão mais sustentável, eficiente e com perenidade. Temos muitos exemplos de sucesso em diversas áreas do estado e queremos incentivar para que novos empreendedores possam replicar esse conhecimento”, afirma José Conrado Santos, presidente do Sistema FIEPA.

 
Follow us on Twitter

NewsLetter








Twitter

 

Acesso Rápido

Banner site 155x49px

 banner_site-redes

banner_apex_cin

 banner mercados estratégicos

  capa guiaindustrial

Meia página - 300x600px 


Ultimas Notícias

Mais Acessados