Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Notícias I Fórum de Simplificação e Integração Tributária

I Fórum de Simplificação e Integração Tributária

AddThis Social Bookmark Button

Simplificação TributáriaA integração entre a administração tributária nos níveis municipal, estadual e federal é uma solução para a eficiência de gestão da administração e garante a simplificação de obrigações fiscais. O assunto é tema da reunião de diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da qual participa o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos. Dia 07 de agosto a CNI e a Receita Federal realizam em Brasília o I Fórum de Simplificação e Integração Tributária para debater o assunto.

Saiba mais o que será apresentado em cada painel*:

Painel 1: Nova Fase do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), instituído em janeiro de 2007, unifica a forma de prestação e armazenamento das informações de interesse fiscal na relação entre o Fisco, entidades reguladoras, empresas e sociedade. Com o Sped, a Receita Federal tem, gradualmente, eliminado redundâncias em obrigações instrumentais e simplificado o pagamento de tributos.
Na primeira fase, o sistema foi bem sucedido na coleta unificada de informações. Na nova fase, serão implementadas ações com o objetivo de eliminar obrigações redundantes e custo de cumprimento das normas.

Painel 2: Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias

A partir das informações coletadas no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), as administrações tributárias firmaram um compromisso de desenvolver funcionalidades de integração, com o objetivo de substituir as declarações e os formulários estaduais do ICMS pelos modelos do Sped.
A simplificação do cumprimento das obrigações tributárias visa à desburocratização, às redução da quantidade de informações exigidas e as horas gastas, além do aumento da eficiência das empresas brasileirias.

Painel 3: Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A simplificação na emissão da Nota Fiscal de Serviço (NFSe) tem como objetivo criar um padrão nacional para redução dos custos das empresas, aumento da segurança para armazenamento e manuseio dos docmuentos e ampliação de agilidade na gestão tributária, inclusive na análise de restituição de créditos tributários.

Painel 4: Portal Único do Comércio Exterior – Pagamento Centralizado e Despacho sobre Águas

O Portal Único de Comércio exterior é uma plataforma que racionaliza o trabalho dos órgãos atuantes no comércio exterior. Funciona como o único ponto de entrada para encaminhamento de documentos ou dados exigidos para importação, exportação ou trânsito de bens.
O despacho sobre águas e o pagamento centralizado são dois dos projetos que integram o Portal Único. O objetivo é agilizar o trânsito das cargas por alfândegas, resultando na queda de 38% do tempo para exportar e 41% do tempo para importar, além da redução dos custos de operação, em média, de 0,8% do valor da mercadoria, a cada dia a menos para sua chegada.

*Fonte: CNI

Para realizar sua inscrição, acesse https://goo.gl/K4n29d