Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Financiamento Agência de Exportação apresenta projeto de sustentabilidade

Agência de Exportação apresenta projeto de sustentabilidade

apex-2014-01

Na tarde da última quinta-feira, 07, no prédio do Sistema FIEPA, a gerência executiva da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Exportação e Investimentos) reuniu com os representantes do Centro Internacional de Negócios (CIN-Pará) para a apresentação de projetos que visam à implantação da sustentabilidade na empresa. A reunião também debateu sobre as estratégias de incentivo e qualificação para que as empresas brasileiras possam atender o mercado internacional.

Para fomentar a sustentabilidade nas empresas, a Apex-Brasil, por meio de sua Gerência de Competitividade e Inovação, desenvolve, desde 2009, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex). O Projeto tem como objetivo orientar as exportações para contribuir na melhoria da competitividade das empresas.  O projeto utiliza como ferramentas para incentivar a exportação noções de sustentabilidade, design, inovação e gestão empresarial. Essas ações têm o enfoque principalmente em empresas iniciantes, intermediárias ou que não tem uma cultura exportadora.

apex-2014-02

No Pará, o CIN será o responsável pela implantação do Peiex. A meta é capacitar 140 empresas nos próximos 12 meses, incentivando que elas iniciem a comercialização de seus produtos ao mercado internacional, baseando a cultura exportadora nas ferramentas de sustentabilidade.

A gerente executiva de Sustentabilidade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, ressalta a importância da sustentabilidade empresarial. “O consumidor procura cada vez mais produtos que tenham práticas de sustentabilidade, certificando de que não causará impactos na região do produto de origem. Alguns seguimentos de mercado, principalmente de cosméticos, estão a procura de regiões onde estimulam a biodiversidade e economia da população local”, destacou.

Segundo dados do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em julho deste ano, as exportações somaram US$ 23 bilhões, com média diária de US$ 1,001 bilhão, o que representa 10,7% maior do que no mesmo período do ano anterior (US$ 904 milhões). Nos meses de junho e julho, as médias das exportações brasileiras estiveram superiores a US$ 1 bilhão.

Follow us on Twitter

NewsLetter