Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Financiamento Prêmios destacam iniciativas e personalidades que trabalham o desenvolvimento da Amazônia

Prêmios destacam iniciativas e personalidades que trabalham o desenvolvimento da Amazônia

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

 benchimol 505x180


Aliar projetos sustentáveis e ambientalmente conscientes foram algumas das propostas dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2016, que realizaram a solenidade de premiação no dia 28 de outubro, no Hangar. Além de reconhecer iniciativas criativas voltadas para o desenvolvimento da região amazônica, os Prêmios homenagearam também os 400 anos de Belém e os 150 anos do Museu Emílio Goeldi.


Foram inscritos 171 projetos de 19 estados brasileiros com temática voltada para o desenvolvimento sustentável da região amazônica e a área tecnológica apresentou crescimento no número de inscrições. “Tivemos dois novos temas, Economia Verde e Economia Criativa e a partir desse direcionamento aumentou a apresentação de projetos de maior diversidade, abordando ainda a área social e ambiental”, detalhou José Rincon Ferreira, coordenador nacional dos Prêmios. As iniciativas foram analisadas por uma comissão julgadora formada por empresários, acadêmicos e profissionais do terceiro setor dos estados do Acre, Amazonas e Pará. Em seguida, passaram por avaliação técnica, formada por profissionais de todos os estados da Amazônia Legal e pelos Ministérios do Meio Ambiente e Integração Nacional.


benchimol1 350x250Na solenidade foram homenageados também as categorias ‘Microempreendedor de sucesso’, a Agropalma, como ‘Empresa da Amazônia’ e a ‘Personalidade Amazônica’, que teve como indicado o empresário Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA).


Segundo o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, a inclusão de novos temas buscou fomentar a execução de projetos em parceria com os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais locais. “A Amazônia é uma região que precisa receber mais destaque e um dos nossos valores é o compromisso com o desenvolvimento sustentável, por isso, temos orgulho de estar na vanguarda dessa premiação”.


Reconhecimento – Presente na cerimônia da 13ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2016, Norma Benchimol, filha do professor e cientista Samuel, destacou o valor de iniciativas que incentive o empreendedorismo. “Em tempos de crise, não tenho nenhuma dúvida que não serão os políticos, nem os economistas que vão nos tirar do momento difícil que vivemos. Mas sim a força produtiva dos empreendedores”, disse Norma.


A divulgação dos projetos e a propagação do conhecimento também foram comentadas na premiação. “Participamos há 3 anos da infraestrutura dos Prêmios e a novidade deste ano é que vamos inaugurar uma plataforma para que todos que precisem de informações sobre a Amazônia possam acessar. Esperamos levar estas boas ideias empreendedoras para todo o Brasil”, Cecília Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.


De acordo com Ivanildo Pontes, diretor executivo da FIEPA e coordenador estadual do prêmio, o prêmio se consolida como referência entre os pesquisadores que tem a Amazônia como sua fonte de estudos. “Os prêmios reconhecem e incentivam quem desenvolve projetos sustentáveis, inovadores e criativos em prol do desenvolvimento da Amazônia. Mobilizamos o maior número de pessoas para que muitos projetos participassem e ficamos bem satisfeitos com o resultado”, comemorou.


benchimol2 350x250Para o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, o principal valor das premiações é o reconhecimento de quem vive e contribui, diariamente, para superar os desafios da região. “Esperamos que os projetos contemplados nesta edição dos prêmios inspirem mais pensadores e empreendedores para estruturar um desenvolvimento mais harmônico para a Amazônia. E essas iniciativas não param por aqui, seguirão sendo orientadas para que se tornem realidade para melhorar a vida de centenas de pessoas”, finalizou.

Conheça os vencedores da edição 2016
Categoria: Projetos de Natureza Ambiental
Marcus Emanuel Barroncas Ferna / Estado - PA
Título do Projeto - Aproveitamento de Resíduos Sólidos do Caranguejo-Uçá: Alternativa de Renda e Uso Sustentável
 
Categoria: Projetos de Natureza Econômica-Tecnológica
Jadir de Souza Rocha / Estado - AM
Título do Projeto - Confecção de próteses ortopédicas com fibras vegetais de espécies nativas da Amazônia
 
Categoria: Projetos de Natureza Social
Adriana Ribeiro Francisco / Estado - SP
Título do Projeto - Métodos Alternativos de Tratamento de Água Aplicados em Aldeias Indígenas do Vale do Javari – AM
 
Categoria: Economia Criativa
Janaina Cardoso de Mello / Estado - SE
Título do Projeto - Caminhos Tapajós. Museu de Território das Comunidades Ribeirinhas da Flona (Santarém/PA)
 
Categoria: Economia Verde
Allana Trajano Feijão / Estado - AP
Título do Projeto - Batedeira Solar de Açaí
 
Categoria: Empresa na Amazônia
AGROPALMA S.A. / Estado - PA
 
Categoria: Microempreendimento de sucesso na Amazônia
Maria Lopes Alves Brito / Estado - AM
 
Categoria: Personalidade Amazônica
Carlos Fernandes Xavier / Estado – PA

 
Follow us on Twitter

NewsLetter








Twitter

 

Acesso Rápido

Banner FIPA

 

Banner site 155x49px

 banner_site-redes

banner_apex_cin

 banner mercados estratégicos

  capa guiaindustrial

Meia página - 300x600px 


Ultimas Notícias

Mais Acessados