Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Financiamento Lançamento de prêmios reúne universidades e pesquisadores no Sistema FIEPA

Lançamento de prêmios reúne universidades e pesquisadores no Sistema FIEPA

lancsamuel 505x180
Reitores de universidades, gestores de instituições públicas e pesquisadores participaram, na quinta-feira (13), do lançamento da edição 2017 dos prêmios  ‘Professor Samuel Benchimol’ e ‘Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente’. A premiação tem como objetivo identificar projetos inovadores e reconhecer personalidades que contribuem para o desenvolvimento da Amazônia.

Realizada anualmente, a premiação contempla iniciativas para ampliar a compreensão sobre a Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Samuel Benchimol, que dá nome a um dos prêmios, foi um grande escritor e pensador da Amazônia, além de ser incentivador do reconhecimento dos saberes da região. O prêmio busca dar esse reconhecimento às iniciativas que beneficiem o homem da Amazônia”, detalhou José Rincon Ferreira, coordenador da premiação.

lancsamuel 350x250Os valores do ‘Prêmio Prof. Samuel Benchimol’, Categoria ‘Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica’ e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL) são de R$ 60 mil cada um. No ‘Prêmio Prof. Samuel Benchimol’ serão agraciados três vencedores com as quantias de R$ 35 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil para o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Na premiação da categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL), a metodologia da premiação é a mesma, contempla três iniciativas com importância de valores iguais ao do Prêmio Prof. Samuel Benchimol.

“Temos dois caminhos para avançar o país – a pesquisa tecnológica e a inovação. Por isso a importância desses prêmios para quem os pesquisadores e, especialmente, para nós da Amazônia. Incentivamos as premiações e estamos confiantes que as inscrições e a qualidade dos projetos seja surpreendente e traga muitas melhorias para a região norte”, disse José Conrado Santos, presidente do Sistema FIEPA.

Neste ano, os 75 anos do Banco da Amazônia, os 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento serão temas das principais homenagens.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto e são efetuadas somente pelo site www.amazonia.ibict.br.  Os prêmios são realizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do seu Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Integração Nacional (MI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e Fundações de Amparo a Pesquisa. Em 2017, a premiação ocorrerá em Manaus, no dia 24 de novembro.

Follow us on Twitter

NewsLetter