Home SALA DE IMPRENSA Arquivo Notícias Parcerias Fiepa recebe palestra em alusão ao Dia Estadual da Educação Fiscal

Fiepa recebe palestra em alusão ao Dia Estadual da Educação Fiscal

0005

Alunos de escolas da rede pública e rede SESI participaram, na manhã desta quarta-feira (28), de uma ação alusiva ao Dia Estadual da Educação Fiscal, comemorado dia 21 deste mês, no Pará. O evento, que incluiu palestras e uma peça de teatro sobre o Voto Cidadão, aconteceu na FIEPA, por conta da parceria do SESI em apoio a Controladoria Geral da União- CGU, um dos executores do Programa da Educação Fiscal.

O objetivo do Programa é desenvolver ações de valorização da ética e da cidadania, desenvolvendo a consciência crítica da sociedade para o exercício do controle social. “A ideia é usar a educação como mecanismo de transformação e conscientização, formando cidadãos que entendam seus direitos e deveres e se sintam ativos nesse processo”, explicou Carlos Miranda diretor do CEFOR.

A olimpioDurante a abertura do evento, José Olimpio Bastos, superintendente regional do SESI Pará, falou de sua motivação em escrever os livros que inspiraram a peça teatral “Senhor Cidadão, Você é o Patrão” e “A Força do Cidadão”. Explicou que estão disponíveis para leitura gratuita, pela internet e reforçou a importância de escolher bem em quem votar. “Analisem as propostas e escolham com responsabilidade quem vai governar nossa cidade e aplicar os tributos que pagamos, nas áreas prioritárias. A decisão é nossa. Nós somos os patrões”, lembrou.

“Pagar impostos não é ruim. Temos que saber cobrar nossos direitos para que sejam aplicados de forma correta. O Programa Educação Fiscal tem transformado realidades e um dia eu espero não ouvir mais que alguém vai mandar o filho estudar no exterior porque a educação no Brasil não presta. Vamos mudar essa realidade”, completou Carlos Miranda.

Com a palestra de Lorena Paredes, chefe substituta da CGU, sobre “Pequenas e Grandes Corrupções” que ressaltou a necessidade da prática diária da ética, da cidadania, os alunos puderam perceber o quanto é importante estar atento aos atos de corrupção que permeiam o dia a dia do cidadão. “Devemos combater todos os tipos de corrupção, desde os simples atos como furar a fila, colar na prova, subornar o guarda de trânsito para não pagar multa, até as grandes corrupções, a exemplo do caso do Mensalão”, destacou a profissional.

Para a professora de ensino médio Alice Barros, presente na palestra, a ação é uma forma muito boa de conscientizar a população, completando um trabalho que ela já vem realizando em sala de aula. “É muito importante que todos percebam que todos nós devemos estar envolvidos nesse processo contra a corrupção. Devemos formar cidadãos conscientes e politizados. Esse Projeto deveria percorrer todas as escolas. Só conseguiremos combater o problema de forma macro”, opinou a docente.

Valéria Oliveira“Gostei muito da palestra e da peça teatral. É importante saber que está em nossas mãos, na hora de votar, a decisão que pode mudar essa realidade. Mas para isso precisamos escolher bem, votar em um candidato que possa aplicar bem o dinheiro de todos nós contribuintes”, declarou Valéria Oliveira, aluna do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP).

Sobre o Programa

A Educação Fiscal é um programa nacional, desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Controladoria Geral da União (CGU), pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação.

O Programa tem como missão estimular a mudança de valores, crenças e culturas do indivíduo, na perspectiva da formação de um ser humano integral, como meio de possibilitar o pleno exercício de cidadania e propiciar a transformação social, contribuindo permanentemente para a formação do indivíduo, visando o desenvolvimento da conscientização de seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo e o controle social do Estado democrático.

Follow us on Twitter

NewsLetter