Ação Pró-Amazônia tem novo presidente

Nesta terça-feira (22/11), foi eleito o novo presidente da Ação Pró-Amazônia para o biênio 2023/2024. Assume a função o empresário Roberto Magno Martins Pires, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). A vaga de vice-presidente permanece com a empresária Izabel Cristina Ferreira Itikawa, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER).

Ao longo de seus 31 anos, todas as Federações ocuparam a coordenação da Associação num rodízio entre as Federações filiadas.

A Ação Pró-Amazônia é uma Associação sem fins lucrativos formada pelas Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal, com sede em Brasília. Criada em 26 de novembro de 1991, época em que estava à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) o então senador Albano Franco.

A entidade foi formada inicialmente pelas Federações das Indústrias dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. Em junho de 1992, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins juntou-se ao grupo. A Ação Pró-Amazônia foi formada com o objetivo principal de promover a integração das diretrizes e ações das Federações associadas, visando ao desenvolvimento socioeconômico da região.