Notícias

Alunos do SESI representarão o estado em torneio de robótica

Alunos do SESI representarão o estado em torneio de robótica

Alunos do SESI representarão o estado em torneio de robótica

Seis alunos do Serviço Social da Indústria (SESI Pará) representarão nosso estado no Torneio Regional de Robótica First Lego League, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, em Manaus/AM. O evento é voltado para crianças e jovens de 9 a 16 anos e tem por objetivo estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a ciência e tecnologia na educação básica. As provas cobram soluções inovadoras para situações da vida real. O Torneio envolve cerca de 300 alunos e 29 equipes de escolas públicas e privadas de toda a região Norte.

Para ser selecionado para a etapa regional do torneio, a equipe do SESI Ananindeua desenvolveu um protótipo que faz a gestão da alimentação de pessoas que vivem no espaço. De maneira prática, com um simples aperto de botões, em um sistema padronizado, o robô pensado pelos estudantes libera os alimentos para fornecer as energias necessárias para o astronauta. O protótipo prevê três armazenamentos para três tipos diferentes de alimentos.

Na competição, os alunos serão desafiados a desenvolver até 15 missões com o robô, em um tempo de até 2min e 30 segundos. Com um desafio tão grande, os treinamentos estão mais intensos às vésperas da viagem. “Temos nos encontrado todos os dias, de manhã e de tarde, para treinar principalmente precisão e velocidade na execução das tarefas. A equipe é iniciante na competição, mas estamos esperançosos por um bom desempenho, pois esta turma é muito dedicada”, diz o professor Izaías Pinheiro, que orienta os alunos.

Um dos objetivos do Torneio de Robótica é também inspirar jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A ideia deu certo no caso da Luana Costa, uma das integrantes da equipe SESI paraense de robótica. “Eu espero que a gente consiga desenvolver bem as missões e trazer um resultado legal para o Pará. Dentro da Robótica o que mais gosto é a parte da montagem, que tem muito a ver com a área que desejo seguir, que é a Engenharia Aeronáutica”, diz a estudante de 16 anos.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. As equipes podem estar associadas a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos. Os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. No Brasil, o Departamento Nacional do SESI é a instituição responsável pela operação oficial da First Lego League.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA