Amazônia Fashion Week é lançada na FIEPA

O auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) abre suas portas hoje (30/08), às 18h30, para o lançamento do Amazônia Fashion Week, que chega à sua 13ª edição com diversas novidades, desfiles e debates sobre as atuais tendências da moda na Amazônia, no Brasil e no mundo.

Durante o lançamento haverá um debate com a consultora de moda e mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM-SP, Regiane Konopka e com a vice-presidente da FIEPA e presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas do Estado do Pará (Sindusroupa), Rita Arêas. Também participam do debate - que terá mediação de Felicia Assmar Maia, coordenadora do evento, e Lilian Costa, técnica de moda do SENAI-PA - a estilista Ericka Viggiano e o historiador e antropólogo Rui Martins Júnior.

Segundo Regiane Konopka, que já atuou em grandes marcas do fast fashion, como Zara e Renner, a indústria da moda no Brasil precisa de investimentos e apoio para conseguir se equiparar ao cenário de outros países. “O cenário da indústria da moda em nosso país é diferente do exterior, porque aqui essa história ainda é muito recente e precisa de apoio, parcerias e financiamento para se desenvolver e melhorar a infraestrutura. Hoje, cada vez mais as grandes marcas estão se aproximando das indústrias brasileiras e trabalhando em conjunto para desenvolver a cadeia produtiva da moda”, explica a consultora.

Rita Arêas, vice-presidente da FIEPA e presidente do Sindusroupa, afirma que o apoio ao evento reflete o compromisso com o fortalecimento da indústria de confecção no Estado. “A FIEPA está sempre voltada e engajada a ações que possam de alguma forma fortalecer os setores produtivos do nosso Estado, e o Amazônia Fashion Week é um evento que incentiva micro e pequenas empresas que compõem a cadeia da confecção que envolve a moda, e por isso, entendemos que é importante estarmos engajados neste tipo de iniciativa. Exemplo disso está no termo de cooperação técnica assinado este ano com o SENAI/Cetiqt para a construção do primeiro Polo Avançado do SENAI Cetiqt de Tecnologia Têxtil e de Confecção, na Região Norte, que funcionará no SENAI/PARÁ”, explica Arêas.

Sobre o Amazônia Fashion Week - A 13ª edição do evento será de 6 a 10 de novembro com o tema "O novo luxo" e vai ocorrer em diversos pontos da cidade, como o Polo Joalheiro, Fábrica 242, Casa da Linguagem e Hotel Atrium Quinta de Pedras.