Notícias

Apoio do Sistema FIEPA, por meio do SESI e do SENAI, gera excelentes resultados na educação de São Sebastião da Boa Vista

Apoio do Sistema FIEPA, por meio do SESI e do SENAI, gera excelentes resultados na educação de São Sebastião da Boa Vista

Apoio do Sistema FIEPA, por meio do SESI e do SENAI,  gera excelentes resultados na educação de São Sebastião da Boa Vista

O Sistema FIEPA está ajudando o município de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, a buscar maiores índices na educação.  E os primeiros resultados dessa parceria já estão dando frutos: já são 400 alunos certificados pelos cursos de qualificação profissional do SENAI, 2 mil beneficiados pelas aulas de Robótica, implementadas pelo SESI, na rede municipal de ensino e outros 91 cursando a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA Pro). Para 2023, estão previstas mais 220 vagas em cursos do SENAI.

Além disso, três equipes da robótica de três escolas públicas do município apadrinhadas pelo SESI participaram, em fevereiro, pela primeira vez, do Torneio SESI de Robótica, que ocorreu no SESI Ananindeua. O evento reuniu mais de 200 estudantes com idades entre 09 e 16 anos, dos estados do Pará, Acre, Amapá e Roraima.

Nesta quinta-feira (09), uma comitiva liderada pelo prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo, e composta por secretários do município, professores e diretores da rede municipal de educação foram ao Sistema FIEPA agradecer o apoio que tem recebido nas escolas públicas e na educação profissional. “Agradecemos a confiança do SENAI e do SESI de adotarem São Sebastião da Boa Vista como um município de referência no Marajó para desenvolver este projeto. Então viemos aqui repetir o nosso compromisso de honrar com esta confiança e com todo o suporte que estão nos dando. Nós representamos o povo boavistense e queremos ser multiplicadores desse projeto para melhorar nosso IDEB, nossa educação de ensino médio e nossa educação de ensino superior”, disse o prefeito.  

Para Dário Lemos, diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI, quando a responsabilidade pela educação é dividida, pode gerar bons resultados para a comunidade. “Nosso objetivo, primeiramente, é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em São Sebastião da Boa Vista e sabemos que a realidade de um município só pode ser transformada por meio de uma educação de qualidade. Quando encontramos pessoas interessadas com essa transformação e alinhadas com nosso modo de ver a educação, não medimos esforços para contribuir”, reforçou.

O professor de Química e técnico da robótica da Escola Municipal Pedro Nogueira, Cledson Castilho, disse que o objetivo para este ano é ampliar a metodologia SESI de ensino para as escolas da região. “Por meio dessa oportunidade, poderemos alcançar melhores notas no IDEB e formar os futuros profissionais do município”, destacou.

As certificações dos cursos de qualificação do SENAI já ocorreram nas turmas de Assistente Administrativo e Mecânicos nas áreas de Diesel, Marítima, Ciclo Otto, Motor de Rabeta, Refrigeração e de Motocicleta. Para este ano, abrirão turmas nos cursos de Operador de Computador, Padeiro, Confeiteiro e Pedreiro de Edificações. Todas as modalidades são atendidas por meio das unidades Móveis do SENAI.

No início de 2022, quatro escolas do município, que tem pouco mais de 27 mil habitantes, passaram a contar com a metodologia SESI de Robótica por meio de uma parceria entre o SESI e Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista. As Escolas Municipais Pedro Nogueira, Magalhães Barata, Nossa Senhora de Lourdes e Emmanoel Lobato receberam kits de robótica, doados pelo SESI, e os educadores participaram de oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA