Notícias

Bate-papo online celebra vida e obra do professor Benedito Nunes

Bate-papo online celebra vida e obra do professor Benedito Nunes

Bate-papo online celebra vida e obra do professor Benedito Nunes

 

O primeiro Papo de Expertise promovido pelo Teatro do SESI em 2021 será dedicado a homenagear vida e obra do professor paraense Benedito Nunes, falecido em fevereiro de 2011. A live ‘Professor Benedito Nunes: o eterno aprendiz’ será realizada no dia 25 de fevereiro, com início às 16h30 e transmissão ao vivo no www.youtube.com/teatrodosesipara. 

Filósofo, crítico literário e escritor, Benedito Nunes desenvolveu a paixão pelos livros desde criança. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, anos depois integrada à Universidade Federal do Pará (UFPA). Lecionou no Pará, no Brasil e no exterior e se aposentou em 1998, quando recebeu da UFPA o título de Professor Emérito. Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Jabuti de Literatura e em 2010 recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra. 

Escreveu artigos e ensaios para jornais e publicações locais, nacionais e internacionais e atuou ainda no campo cultural, com a fundação, junto de sua esposa Maria Sylvia Nunes, do grupo que se tornou a atual Escola de Teatro e Dança da UFPA. 

Papo de Expertise - A mediação do bate-papo será realizada por Ana Catarina Brito, comunicadora social com MBA em Marketing e em Gestão de Pessoas. Ana atuou na gestão pública por 26 anos e durante sete anos coordenou a Feira Pan-Amazônica do Livro, estruturando também a programação acadêmica e cultural do evento. 

Os convidados são Lilia Silvestre Chaves, mestre em Letras -Teoria Literária pela UFPA e doutora em Estudos Literários, pela UFMG. Ensinou Língua e Literatura Francesas na UFPA e organizou os livros ‘O amigo Bené, fazedor de rumos’ e ‘Meu caro Bené, cartas de Mário Faustino a Benedito Nunes’. 

Andréa Sanjad é editora e criadora do selo 'Guarda Letras Serviços Editoriais. Trabalhou com Benedito Nunes na organização de projetos editoriais e desde 2010 trabalha na organização e digitalização do acervo de Benedito Nunes, que será lançado no site www.beneditonunes.org 

Nelson Sanjad é doutor em História das Ciências e da Saúde (Fundação Oswaldo Cruz), Pesquisador do Museu Goeldi e trabalhou com Benedito Nunes, durante dez anos na organização de seu arquivo pessoal. Em 2010 retomou o trabalho de organização e digitalização deste arquivo. 

O evento será transmitido ao vivo e terá também a participação do tenor paraense, mestre em Canto e membro da Academia Paraense de Música, João Augusto Ó de Almeida, que fará a leitura dramatizada de alguns textos de Benedito.  

“Benedito Nunes é uma figura brilhante da arte e cultura paraense, por isso nossa escolha por ele para abrir a programação do Papo de Expertise neste ano. Queremos destacar sua vida, sua trajetória e manter esse legado vivo para as novas gerações, por isso incentivamos a participação dos jovens, desde turmas de ensino médio, para conhecer mais sobre este grande mestre”, diz Ana Cláudia Moraes, coordenadora do Teatro do SESI Pará. 

Serviço: Papo de Expertise com o tema ‘Professor Benedito Nunes: o eterno aprendiz’. Nesta quinta-feira (25), às 16h30, com transmissão ao vivo no canal www.youtube.com/teatrodosesipara 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA