Café com Negócios tem edição especial para fechar 2019

Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) promoveu nova edição do Café de Negócios. A ação foi realizada no dia 12 de novembro, e contou com o apoio da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), da REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica e da Vale.

Em dois anos de realização do Café com Negócios, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP), Rodrigo Zanrosso, faz uma avaliação positiva dos resultados. "Esse modelo de evento deu muito certo que nós estamos inclusive procurados por outras associações para compartilhar a nossa experiencia de Café com Negócios", ressalta. Em 2018 foram quatro encontros no município de Parauapebas, com a participação de 51 empresas e 41 contratações.

A última edição do Café com Negócios de 2019, teve a presença de cerca 60 empresas de diferentes segmentos de negócios. Realizada no formato Supply Tank, formato inovador implementado pela REDES/FIEPA onde todas as empresas locais tiveram quatro minutos para se apresentarem para os representantes das empresas Vale, MIP Engenharia, Montcalm e as construtoras Ápia e Barbosa Mello, além das demais participantes do evento, que atendem também aos processos de licenciamento federal.

As empresas terceiras estão ligadas a projetos de investimentos da Vale na região de Parauapebas. De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Vale, Luiz Veloso duas ações foram realizadas em 2019. "Essa aproximação da Vale com as empresas é fundamental para gerar negócio. E o grande objetivo é esse: gerar negócio, gerar trabalho e gerar renda. Nas duas edições que aconteceram esse ano em Parauapebas foram 130 empresas participantes e 50 novos contratos com a Vale, novos negócios foram gerados.

Veloso ressalta que outro objetivo desse encontro é apoiar a Associação Comercial em fortalecer a rede entre os próprios empresários. "É uma rodada que apoiamos a Associação Comercial, que tem contribuído muito para fomentar o desenvolvimento da região".

Segundo o executivo de gestão da REDES/FIEPA, Marcel Souza, o desenvolvimento de fornecedores iniciou nos anos 2000 quando a Vale trouxe a metodologia que foi implementada no Pará e que se chamou Plano de Desenvolvimento de Fornecedores. "E Parauapebas recebeu um dos primeiros eventos com esse foco. Desde então, ao longo desses 19 anos a gente vem desenvolvendo ações junto com a Vale, associações comerciais, sindicatos e outras indústrias para fortalecimento das relações comerciais e empreendedoras, com as grandes indústrias, as suas terceirizadas e os fornecedores locais. E hoje, esse evento traduz isso, a gente conseguir aproximar esses fornecedores locais das demandas e necessidades das empresas", destaca.

Atuação na região

Em 2019, o projeto foi realizado também nos municípios de Canaã dos Carajás e Marabá, com a participação de 57 participantes e 21 participantes, respectivamente.

Ainda este mês, estão previstas uma edição de workshop de formação de preço e proposta técnica, nos dias 19 e 20 de novembro, realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agroindustrial de Canaã, e também uma edição de Supply Tank, em Canaã, no dia 21/11. Ambas ações em parceria com a Federação das Indústrias do Pará e da REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica.