Caminhos para exportar: empreendedores paraenses recebem orientação

Empreendedores de pequenos negócios dos setores da Indústria e Serviços com potencial para exportação participaram da palestra “Oportunidades de Negócios no Mercado Americano”, realizada pelo Sebrae no Pará e pelo Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN Pará) da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), nesta sexta-feira (03), em Belém. O evento discutiu a internacionalização e tendências da indústria em nível mundial. A ação faz parte de uma iniciativa para sensibilizar e fomentar a inserção dos pequenos negócios paraenses no mercado internacional.

Cliente ideal, definição e adequação de produtos, a importância da embalagem, realidade virtual para atendimento, custos, tarifas, registro de marca, tráfego online e marketing digital foram algumas das temáticas abordadas pelo mentor internacional de negócios, Marcel Horande, que ministrou a palestra. Marcelo também falou sobre a realidade do mercado e orientou os empresários da região metropolitana de Belém sobre como se adequar à exportação para o mercado americano.

Marcel Horande, falou sobre o diferencial dos produtos amazônicos. “São mercados muito diferentes. Queremos aumentar as chances de sucesso das empresas daqui. O Brasil tem vantagens, o futuro está aqui. As grandes empresas trabalham em bases químicas e temos os mesmos benefícios em bases naturais”, frisa Marcel.

O que o Sebrae quer é deixar claro aos empreendedores que existe um grande mercado internacional que pode absorver os produtos da Amazônia. Mas é preciso capacitar e orientar os pequenos negócios. Nossa expertise. Temos trilhas específicas e temos a parceria com o CIN, para prepará-los, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

A coordenadora do CIN/FIEPA, Cassandra Lobato, falou sobre o trabalho realizado com o Sebrae/Pa. “O Sebrae, a Fiepa e o CIN trabalham para a promoção comercial das empresas, com a oferta de cursos, consultorias, missões empresariais e, também, a análise da maturidade e o plano de internacionalização. Muitas vezes o empresário não tem noção do produto que ele produz, do potencial desse produto. Então, a gente consegue levar isso, ele consegue furar essa bolha que ele está e alcançar outros mercados”, frisou Cassandra, pontuando que em quase 13 anos de parceria, mais de 1500 empresas já foram capacitadas.

O empresário Fábio Sicília destacou a importância do evento. “Ações como essa atentam que os empreendedores precisam de senso crítico para aprimorar os produtos”, destaca o chef que recebeu a medalha de bronze da Academy of Chocolate de Londres com a produção do chocolate branco com cupuaçu, feito pela Gaudens.

O empresário Mauro Athayde, proprietário da São Lucas, destacou alguns desafios de trabalhar com exportação. Trabalhávamos com exportação antes da pandemia, mas aí houve uma suspensão e a estratégia foi dar ênfase no país, agora vamos começar do zero e voltar ao mercado americano, explica o empresário, que atua no ramo farmacêutico há 145 anos no mercado e que também atua no mercado de cosméticos e suplementação,

O evento também contou com a presença da diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro; do vice-presidente do Sistema FIEPA, Nilson Azevedo; do presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial do Pará (ACP), João Marcelo Santos; além de membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, representantes dos Correios, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) e de outras instituições.

Missão internacional

A palestra com o Marcelo Horande é um segundo passo de uma ação de internacionalização iniciada em janeiro, quando o Sebrae/PA organizou uma missão para a NRF Retail’s Big Show, evento de varejo que ocorre anualmente na cidade de Nova Iorque.

Ângela Sicília, sócia da chocolateria Gaudens, e Lucélia Guedes, proprietária da Inova Consultoria & Inovações, estiveram em Nova Iorque participaram da missão, quando Na ocasião conheceram as tendências mundiais do setor de varejo e as empreendedoras apresentaram os produtos dos respectivos negócios. A NRF Retail’s Big Show é uma feira de varejo organizada pela National Retail Federation (NFR), em Nova York.

Texto: Agência Sebrae de Notícias (PA)

Fotos: Carlos Borges