Campanha do Sistema FIEPA consegue 195 doações de sangue

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promoveu nos dias 24, 25 e 26 de maio, a Campanha “Doe Sangue e Salve Vidas”, com o intuito de aumentar os estoques de sangue disponíveis no Hemopa. Além dos colaboradores do Sistema FIEPA, alunos do SESI e do SENAI e a comunidade em geral participaram da boa ação e fizeram o bem ao próximo, nesse momento de pandemia, quando a procura para as doações está em queda.

Foram ao todo 269 pessoas que compareceram nos três dias de campanha para fazer a doação, nas unidades SENAI Getúlio Vargas, SESI Indústria Saudável, SENAI CEDAM e sede da Federação. Dentre os que compareceram, 195 foram considerados aptos e doaram sangue. Além das doações de sangue, 37 pessoas realizaram o cadastro para serem doadoras de medula óssea.

Foi a primeira vez que Marcilene Mota, auxiliar administrativa da unidade SESI Indústria Saudável, fez a doação. Ela falou sobre a vontade que sempre teve de ser doadora de sangue. “Eu sempre quis doar, mas o horário corrido do dia a dia nunca me permitiu. Fiquei feliz com a campanha e com a possibilidade de poder ajudar outras pessoas”, contou.

A professora Sônia Barbosa sabe bem da importância da doação na vida das pessoas. “Quando minha sobrinha adoeceu, foi preciso mobilizar muitas pessoas para conseguir as doações. Com essa ação do Sistema FIEPA, fico feliz em saber que vou ajudar outras pessoas que estão passando por um momento difícil”, destacou Sônia.

“Preparamos uma ação especial de solidariedade em comemoração ao mês da Indústria, onde contamos com a participação dos nossos colaboradores, dependentes e da população em geral. Nossa equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidades de Trabalho (CIPA) fez toda a diferença na organização e mobilização da ação”, comentou o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

Janete Araújo, assistente social do Hemopa, disse que campanhas e ações como esta, organizada pela Federação, são de extrema necessidade e importância para a entidade. “Percebemos uma queda no número de doadores que recebemos diariamente para manter nossos estoques. Temos uma agravante maior, que é a pandemia da Covid-19, o que reduz as doações. Campanhas como esta, em parceria com a FIEPA, agregam e contribuem para elevar os nossos estoques”, avaliou.