Campanha reforça necessidade de prevenção à covid-19

Cinco de agosto é o Dia Nacional da Saúde. Nesta data, em que o Brasil já acumula mais de 90 mil mortes devido a uma pandemia que não parece estar perto do fim, é necessário refletir sobre o que cada pessoa e organização pode fazer para evitar novos casos de covid-19 e cuidar da saúde.

Ciente de sua responsabilidade para com os colaboradores e comunidade, a Alubar lançou uma nova campanha de prevenção à covid-19, reforçando boas práticas e mostrando a necessidade de não relaxar nas medidas preventivas enquanto a doença continuar em alta. Nas redes sociais, a empresa publicou uma série de vídeos, onde os próprios colaboradores explicam, de forma simples e educativa, como higienizar alimentos e compras, uso correto de máscaras e álcool em gel, dicas para distanciamento social e retorno seguro para casa após o trabalho, entre outras informações de prevenção e conscientização.

Em um dos vídeos, a Laboratorista Denise de Borba mostra o passo a passo para colocar e remover a máscara facial corretamente. Ela, que trabalha na fábrica da Alubar em Montenegro, no Rio Grande do Sul, considera que a iniciativa é importante para superarmos o momento de pandemia. “Aqui os casos de covid-19 estão aumentando, estamos como bandeira vermelha na classificação do Governo do Estado. A gente tem que continuar usando a máscara, o álcool em gel, limpando as mãos. Vamos nos cuidar porque só assim isso vai passar logo”, declara Denise.

Internamente a campanha também envolve os colaboradores com outdoors, cartazes e mensagens na área de trabalho dos computadores corporativos, sempre reforçando as recomendações de autoridades de saúde e vigilância sanitária. Os mesmos vídeos lançados nas redes sociais também são exibidos na intranet da Alubar. Além disso, a empresa distribuiu kits para os colaboradores e suas famílias, incluindo máscaras, álcool em gel e um jogo de tabuleiro que ensina, de forma lúdica, atitudes eficazes contra o vírus. A Analista de Faturamento da Alubar, Larisse da Silva, disse que quem mais gostou do jogo foi a filha Layse da Silva, de 7 anos. “Ela se divertiu e aprendeu muito no final de semana. Agora ela sempre orienta todos em casa, falando para usarmos máscara ao sair de casa, lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel. Ela gostou muito do jogo e agora quando chego em casa, temos que brincar”, conta Larisse, que trabalha em Barcarena, no Pará.

Para a Técnica de Segurança no Trabalho Renata Pereira, que responde pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Alubar, a campanha é uma forma de envolver o público interno e externo da empresa em atitudes que melhoram a saúde, bem-estar e segurança de todos em um momento que o risco de contágio da covid-19 ainda é grande. “A conscientização fará as pessoas mudarem de hábitos, isso é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia”, avalia a técnica. A CIPA tem participado ativamente no desenvolvimento da campanha da Alubar contra o novo coronavírus.

A Gerente de Gestão de Pessoas da Alubar, Ana Carolina Santos, alerta que não se pode confundir a retomada de atividades não essenciais com o relaxamento nos cuidados. “É muito importante manter todos conscientes de que a pandemia ainda não acabou. Com a reabertura de restaurantes, bares, acesso aos balneários e retomada de atividades não essenciais em muitos locais de trabalho, mais do que nunca é necessário tomar medidas de prevenção. Ações que vão além do ambiente de trabalho, já que a saúde de nosso colaborador reflete na saúde da família e de toda a sociedade”, afirma.

A Alubar é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio na América Latina, uma das maiores produtoras de vergalhões de ligas de alumínio em todo o continente e fabricante de condutores de cobre para todo o Brasil.