Campeã do I CTF do SENAI será conhecida neste sábado

No próximo sábado (09) será conhecida a equipe campeã do I CTF do SENAI Pará. A Capture the Flag (CTF) é uma competição de hacker que testa conhecimentos de TI e raciocínio lógico, envolvendo estudantes de TI (graduação e pós-graduação). Quatro equipes (Cesupa, Unama, Estácio e Impacta Daryus) concorrem ao inédito título, que será realizado na unidade do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, com entrada franca.

Um hacker de verdade trabalha para aumentar a segurança da informação em uma empresa. Quem faz o contrário é o cracker. No entanto, por conta da dimensão que o termo “hacker” tomou no senso comum, muita gente o vê como o “vilão” da história. Um dos objetivos da realização do evento é mudar a imagem pejorativa que as pessoas têm do hacker. “Existem o hacker e o crack: ambos têm o mesmo conhecimento, só que o hacker usa de forma positiva, está do lado bom da força, e muitas vezes é contratado por certas empresas para descobrir essa vulnerabilidade e reportar o problema. O crack está do outro lado da força, descobre esse problema e o usa em causa própria”, esclarece Eudes Mendonça, Instrutor do SENAI e um dos organizadores do evento.

Durante a CTF são apresentados diversos desafios de cybersegurança, onde o objetivo é concluir e pegar a “FLAG” (bandeira em inglês), para poder pontuar. Esse tipo de competição faz parte da cultura hacker há algum tempo e testa as habilidades e o conhecimento de um indivíduo ou grupo.

O processo de competição lúdica por meio de “game” é muito utilizado em empresas como Google e Facebook para contratar mão de obra, portanto, o jogo entre os estudantes não deixa de ter seu papel na formação profissional dos participantes. "O evento tem como objetivo fomentar a área de segurança da informação com a prática do CTF em ambiente controlados e mais próximo da realidade nas instituições de ensino, visto que, nos últimos tempos, houve uma grande procura por este tipo de profissional”, explica o analista de segurança da informação e também membro da coordenação do evento, Cleber Soares.

Como funciona o CTF? – No CTF um ambiente é disposto aos participantes com inúmeros testes sobre diferentes campos (intrusões, esteganografia, engenharia social, etc.) e ainda uma luta entre várias equipes com o propósito de obter o controle das máquinas do adversário. Cada desafio quebrado dá mais pontos aos participantes no placar e quem fizer mais pontos, vence.

SERVIÇO:
Final I CTF SENAI Pará
Data: 09 de novembro
Horário: 09 horas
Endereço: SENAI Getúlio Vargas – Tv. Barão do Triunfo, 2806 – Marco – Belém/PA.