CIN/FIEPA lançará Fruit Amazon Business Meeting, no dia 08/11

Rodada internacional de negócios acontecerá de 01 a 03 de dezembro, no formato 100% on-line. O lançamento será no próximo dia 08/11 pelas redes sociais do Sistema FIEPA

Para marcar o lançamento da Fruit Amazon Business Meeting, rodada internacional de negócios que vai conectar empresas paraenses e de outros estados da Amazônia Legal a compradores internacionais do setor da indústria da fruticultura, o Centro Internacional de Negócios da FIEPA realizará no dia 08/11 um evento virtual transmitido pelo Facebook e Youtube do Sistema FIEPA, a partir das 17 horas.

Logo após o lançamento serão abertas as inscrições para que as empresas que desejarem participar da Rodada possam fazer seus cadastros. As inscrições são gratuitas para empresas sindicalizadas do Sistema FIEPA, participantes do PEIEX ou indicadas pelo Sebrae no Pará. Demais empresas pagam taxa de R$ 200,00. Ao todo, serão selecionadas 30 empresas locais que poderão apresentar seus produtos a dez compradores internacionais de países que integram o eixo da América do Norte, União Europeia e Arco Norte, principais mercados com interesse em produtos do setor da indústria da fruticultura amazônica.

Requisitos para a participação na Rodada – A organização do evento realizará uma avaliação de perfil das empresas inscritas, de acordo com os requisitos exigidos nessa modalidade de negócios. Estarão aptas a participar da Rodada, apenas empresas brasileiras instaladas na região da Amazônia Legal produtoras e/ou comercializadoras de derivados da fruticultura, formalmente constituídas por lei e regularizadas quanto aos produtos comercializados por empresas de estados pertencentes aos CINs das Federações de Indústrias que aderiram ao projeto.

Apesar de não ser obrigatório, outro critério importante destacado pelo CIN/FIEPA para empresas que desejam participar das negociações internacionais é possuir certificações que garantam a qualidade, segurança, rastreabilidade e veracidade dos termos de rotulagem que agreguem valor aos produtos, a exemplo do Food and Drug Administration (FDA), boas práticas de fabricação - BPM, orgânicos, glúten-free, entre outros.

Com foco nos requisitos de sustentabilidade exigidos pelos mercados internacionais, também serão avaliadas as certificações orgânicas, selos de proteção ambiental e projetos que comprovem o apoio e preservação à natureza e às comunidades dos povos da floresta, que fazem parte da cadeia da indústria da fruticultura.

Sobre a Rodada - A Fruit Amazon Business Meeting será realizada de 01 a 03 de dezembro deste ano em formato 100% on-line e está sendo organizada e coordenada pelo CIN/FIEPA, com realização da Apex-Brasil, Rede CIN e Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae no Pará, Sindifrutas, Codec e Sedeme.

As rodadas de negócios, que têm sido realizadas na modalidade virtual devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, são encontros agendados entre empresas locais e potenciais compradores estrangeiros de determinado setor, que duram em média 30 minutos.

Para orientar sobre o funcionamento da rodada, o CIN/FIEPA promoverá antes do evento três webinars para as empresas participantes. Nestes encontros preliminares, falará sobre o cenário da fruticultura na Amazônia (produção e exportação), conversa que será feita com diversos parceiros expoentes do setor; apresentará o e-book sobre um dos países compradores, os Estados Unidos; abordará também temas relacionados às certificações internacionais – Orgânico, FDA, BPM e repassará orientações sobre a plataforma BBM da Apex-Brasil, onde os encontros serão conduzidos.

Segundo a coordenadora do CIN/FIEPA, Cassandra Lobato, o principal objetivo da rodada internacional é fomentar as exportações no Pará e na Amazônia Legal. “Apesar da rodada ser direcionada à produção e exportação de sucos de frutas e derivados da Amazônia, de forma geral, esperamos proporcionar significantes desdobramentos socioeconômicos locais e de desenvolvimento sustentável, estimulando as nossas empresas na implementação e ampliação de suas exportações, gerando novas oportunidades de crescimento para o setor da região Amazônica”, afirma Cassandra.

Serviço:

Lançamento virtual da Fruit Amazon Business Meeting

Data: 08/11/2021

Horário: 17 horas (Facebook e Youtube do Sistema FIEPA)

Informações: secretaria.cin@fiepa.org.br / (91) 4009-4996