CIN/FIEPA pode emitir Certificado de Origem 100% digital para a Argentina e Uruguai

A Federação das Indústrias do Estado Pará (FIEPA), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), está, a partir de agora, habilitada a emitir Certificado de Origem para a Argentina e Uruguai, de maneira 100% digital. A atribuição foi concedida pela Secretaria de Comércio Exterior, da Secretaria Especial de Comercio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

O Certificado de Origem é o documento providenciado pelo exportador e utilizado pelo importador para a comprovação da origem da mercadoria e que permite à mesma obter tratamento preferencial e redução ou isenção de tarifas de importação, quando previstas nos Acordos Comerciais Internacionais. Este documento só pode ser emitido por empresas habilitadas e entidades credenciadas aos órgãos competentes, conforme as normas previstas na legislação brasileira para atuação no mercado internacional.

Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, explica que, apesar de não ser obrigatório, o Certificado de Origem é fundamental para a competitividade no mercado exterior. “Pelas vantagens que o Certificado de Origem dá as empresas não podem abrir mão. O aumento de competitividade quase que dobra com este documento emitido, e hoje é, para quem tem oportunidade de obtê-lo, um item obrigatório para quem atua no comércio exterior. Essa habilitação concedida ao CIN/FIEPA é uma conquista para nós e para as indústrias paraenses”, diz Lobato.

Os interessados em obter o certificado devem procurar por meio do telefone (91) 4009-4996, ou pelo e-mail: cin@fiepa.org.br