Comitiva do projeto Na Fábrica acompanha instalações de indústria de cimento em Ananindeua

A comitiva do projeto "Na Fábrica" visitou, nesta sexta-feira (18), as instalações da Polimix Concreto, indústria de cimento que está em processo de implantação no Distrito Industrial de Ananindeua. A iniciativa, promovida pelo Sistema FIEPA, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), busca aproximar os órgãos estaduais e o setor produtivo para impulsionar negócios que gerem desenvolvimento no Estado.

Em um terreno de 67,9 mil m², a fábrica da Polimix terá um investimento total de R$ 200 milhões na sua primeira fase de implantação, com capacidade de produção de 500 mil de toneladas de cimento por ano. Toda a planta foi concebida dentro do contexto da Indústria 4.0, com seus processos predominantemente automatizados. Outro diferencial do empreendimento será a saída dos produtos via terrestre e fluvial, graças a localização estratégica da fábrica, que facilita a logística.

A previsão para o início das operações é para março de 2023. No total, mais de mil empregos diretos e indiretos serão gerados até o final da implementação do projeto, sendo mais de 90% de mão de obra local. “Desde o primeiro momento, tivemos nossos pleitos totalmente atendidos pelo Governo do Estado e o apoio da FIEPA para tocar o projeto, e isso foi fundamental para o sucesso da implantação e do empreendimento. A mão de obra e fornecedores locais, que é a nossa prioridade, também tem nos atendido de maneira muito satisfatória, o que também facilita o andamento da obra e nos dá ainda mais segurança para a expansão de novos negócios no Pará”, diz o Lider Regional da Polimix, Andrey Lira.

A área foi adquirida pela Polimix para a implantação em 2020, após a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Codec, responsável pela administração do Distrito Industrial de Ananindeua. “Empreendimentos como este são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado e, naquilo que pudermos, não faltará esforços para que essas indústrias se sintam apoiadas e se instalem no Pará”, comenta Lutfala Bitar, presidente da Codec. “É uma grande indústria sendo implantada, trazendo emprego e renda para o nosso Estado, e isso é fantástico”, complementa o Secretário-adjunto da Sedeme, Carlos Ledo.

Setor da Construção Civil

Para o vice-presidente da FIEPA e presidente do Sindicado da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA), Alex Carvalho, o novo empreendimento vai impulsionar o segmento da construção no Estado. “A fábrica vai trazer não só ampliação na oferta de cimentos, que é um dos principais insumos consumidos pelo nosso segmento econômico, mas também trazer desenvolvimento, com a implantação de uma indústria 4.0, altamente moderna, com todas as melhores práticas de sustentabilidade ambiental e produtividade. Muito nos alegra, também, a valorização das nossas empresas do setor da Construção Civil, que são mais de 90% das contrações da Polimix nessa fase de implantação”, diz Carvalho.

“O projeto Na Fábrica e a implantação da Polimix no Distrito Industrial de Ananindeua mostra a importância da interação do setor produtivo, da FIEPA e das entidades governamentais não só na implantação de uma indústria, que é extremamente importante para a cadeia produtiva, mas também para o desenvolvimento da sociedade, trazendo qualidade de vida para a população local”, conclui o vice-presidente executivo da FIEPA e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça.