Notícias

Competidor do Marrocos faz treinamento em Belém para a WorldSkills

Competidor do Marrocos faz treinamento em Belém para a WorldSkills

Competidor do Marrocos faz treinamento em Belém para a WorldSkills

 

A unidade do SENAI CEDAM, em Belém, foi a escolhida para ser o local de treinamento final do marroquino Youssef Harbala, jovem de 21 anos que irá competir na WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em Kazan, na Rússia, no mês que vem. Harbala irá disputar na modalidade Manutenção de Veículos Pesados, área na qual o SENAI local é referência nacional e internacional em formação de profissionais.

 

Durante o período que estiver em Belém, o marroquino passará por simulados semelhantes aos que serão exigidos na WorldSkills. Além disso, visitará empresas paraenses representantes de montadoras e fabricantes de veículos pesados. Para o competidor, essa imersão é fundamental para adquirir confiança para o evento internacional. “Eu estou muito admirado com a estrutura do SENAI CEDAM, que tem muitos equipamentos, ferramentas e tecnologias que eu ainda não tinha visto. Também aqui há uma abertura das indústrias para que possamos vivenciar o processo produtivo das grandes marcas, coisa que não tenho no Marrocos. Toda essa troca de experiência é fundamental para a minha preparação”, destaca o jovem, que veio a Belém com o expert na modalidade e representante de Marrocos, Tariq Torabi.

 

Youssef tem feito seus simulados na companhia de outro competidor, o paulista Paulo Fratta, que fez toda a sua preparação em Belém. Fratta também disputará na modalidade Manutenção de Veículos Pesados. Em maio ele esteve na Rússia como convidado da seletiva nacional da WorldSkills do país sede, e apesar de não concorrer oficialmente por medalha, obteve a maior nota entre os participantes, cumprindo as mesmas tarefas com o mesmo rigor de pontuação.

O coordenador do treinamento em Belém, Sidésio Martins, destaca a importância deste reconhecimento para o SENAI do Pará. “Para nós é uma satisfação muito grande estarmos sediando estes treinamentos e etapas nacionais da WorldSkills. Esses eventos deixam um legado de equipamentos e, principalmente, de conhecimento para o nosso Departamento Regional, nos potencializando para melhorar ainda mais a nossa qualidade na formação de mão de obra”, diz.

A WorldSkills é organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas. O torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul e é realizado em um país diferente a cada dois anos. Na última edição em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral.

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA