Comunicado Sistema FIEPA

O Sistema FIEPA anunciou medidas para dar apoio à redução da proliferação do Coronavírus. A instituição já estava realizando desde a semana passada uma campanha para substituir abraços e apertos de mãos por acenos de longe.

As medidas informadas por meio do comunicado acompanham recomendações das autoridades de saúde, como por exemplo deixar em home office por 7 dias colaboradores que chegarem de viagem de outros estados e, durante 14 dias, colaboradores que porventura chegarem de viagens internacionais. Além disso, estão suspensas viagens dos colaboradores para outras localidades.

Com o objetivo de evitar aglomerações, não haverá realização de eventos nas unidades da instituição por pelo menos 45 dias, a partir da data de 16 de março. O Teatro do SESI não terá pautas por esse período, assim como as unidades que realizam atividades recreativas estarão de portas fechadas aos fins de semana.

Outras medidas, tomadas a partir de 19 de março, por um prazo de 20 dias, foram:

Atendimento odontológico SESI: suspensão do serviço, para resguardar os profissionais e pacientes, ficam suspensos até segunda ordem.

Aulas nas escolas SESI: cumprindo as recomendações das autoridades, estarão suspensas, para resguardar todo o corpo docente e discente. Posteriormente, será definido novo calendário para não prejudicar os alunos. É importante esclarecer que não possuímos casos suspeitos em nossas unidades educacionais e que a decisão tomada é protetiva com o intuito de contribuir para a não proliferação do vírus.

Academias e demais modalidades esportivas: estão suspensas as atividades até segunda ordem, em todas as unidades. De modo a não gerar qualquer prejuízo aos clientes de atividades físicas, esportivas com contrato ativo, estes serão beneficiados com a prorrogação de um mês de uso do serviço sem ônus, a contar da data de vigência de seu contrato. Não há necessidade de se dirigir a unidade, a prorrogação será concedida automaticamente.

IEL: suspensão do atendimento presencial, realização de cursos, capacitações e consultorias. O atendimento será realizado por meio de telefone ou eletronicamente pelos canais oficiais do IEL/Pa.

Trabalho em Home Office: com o objetivo de não paralisarmos nossas atividades, parte das nossas equipes estão trabalhando de casa, comunicando-se por chamadas telefônicas ou pelo MS Teams, uma ferramenta de comunicação para grupos. Para o bem de sua saúde e de suas famílias, recomendamos a eles que permaneçam na medida do possível em ambiente familiar, evitando locais públicos ou de aglomeração de pessoas, e sempre adotando medidas que diminuam o risco de contágio pelo Covid-19.

Ponto biométrico: suspensão do ponto biométrico dos colaboradores, mantendo-se a carga horária laboral. É vedada a realização de horas extras.

Flexibilização do horário de trabalho:  para evitar horários de pico no transporte público, o horário de trabalho será de 09 às 17 horas, sendo esta medida válida para os municípios de Belém e Ananindeua.

Elevadores: reduzir a ocupação de pessoas dentro dos elevadores para 4 pessoas por viagem.

Arejamento das salas: manter salas arejadas, com todas as janelas e portas abertas, evitando o ar-condicionado, sempre que for possível.

Medida tomada dia 19 de março:

Unidades do SENAI: suspensão das aulas presenciais nas unidades em todo o Estado. Posteriormente, será definido novo calendário para não prejudicar os alunos. Os cursos in company continuarão sendo atendidos em sua normalidade. Essa medida vale por 15 dias, a partir da data de 20 de março de 2020, podendo ser prorrogada. Durante esse período, nossos instrutores farão treinamentos na própria unidade, por meio das aulas on line da Unindústria, a Universidade Corporativa do Sistema Indústria. Informamos que os cursos EAD do SENAI para a comunidade em geral continuam acessíveis e podem ser acessadas pelo site senaipa.org.br

Ressaltamos que os prazos de duração das medidas podem mudar, de acordo com as recomendações das autoridades.

O Sistema FIEPA informa ainda que continua acompanhando atentamente as notícias oficiais e as orientações das autoridades de saúde e poderá expedir novos comunicados a qualquer momento.

Atualizado em 18 de março de 2020, às 16h58.