Concurso cultural marcará os 41 anos da Mineração Rio do Norte

Para celebrar os 41 anos de operação no Pará, a Mineração Rio do Norte (MRN) está realizando o concurso cultural “Orgulho de crescer com a natureza à nossa volta”. A iniciativa, totalmente digital, está sendo realizada nas modalidades de Fotografia, Desenho e Redação. O desafio para os participantes será retratar as ações ambientais da MRN nas últimas quatro décadas. As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto, data em que a empresa realizou o primeiro embarque de bauxita. O regulamento completo do concurso está disponível no site da mineradora.

Podem participar moradores do distrito de Porto Trombetas e das comunidades Boa Vista, Moura e Ajudante. Na modalidade Desenho, podem se inscrever estudantes matriculados no Ensino Fundamental I (até o 5º ano) e bolsistas da MRN residentes em outras cidades. Na categoria Redação, estudantes do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e Médio. Na modalidade Fotografia, estudantes do Ensino Médio e pessoas com mais de 18 anos, universitários beneficiados por bolsas estudantis cedidas pela MRN e empregados (próprios ou de contratadas).

Para o concurso, foi formada uma Comissão Julgadora composta por diretores de escolas das comunidades Boa Vista, Ajudante e Moura, professores do Colégio Equipe de Porto Trombetas e pelo professor Marcelino Conti, diretor da unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus de Oriximiná. O júri levará em consideração os seguintes critérios de seleção: capacidade técnica, criatividade e originalidade e relevância do tema. Serão premiados três participantes em cada modalidade, em 1°, 2° e 3° lugar. Cada participante só poderá ser premiado uma vez e apenas em uma das modalidades.

Karen Gatti, gerente de Comunicação da MRN, explica que, nesse momento de pandemia, é preciso repensar entregas e formatos de grandes ações, a exemplo do aniversário de 41 anos da empresa. “E como também estamos envolvidos diretamente nas ações de enfrentamento à covid-19 na região, reunimos o time para avaliar juntos de que forma poderíamos inovar nesta celebração que é um marco não só para a empresa, mas para o Estado do Pará. E assim nasceu o concurso cultural 100% digital, com o intuito de valorizar as iniciativas ambientais da MRN e, ao mesmo tempo, valorizar o talento local e integrar as pessoas que fazem parte desta história de respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável construída nas últimas quatro décadas. Estamos na expectativa de ótimas surpresas nesse concurso”, acredita.

A divulgação dos vencedores do concurso ocorrerá no dia 25 de agosto nas redes sociais da MRN.