Diretor do SESI SENAI/PA realiza palestra sobre Indústria 4.0, em Manaus

O Diretor de Operações Integradas – SESI/SENAI Pará, Raphael Barbosa, foi um dos palestrantes da 11ª edição do Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (ENAM), que ocorreu de 29 a 31 de maio, em Manaus (AM). O evento teve como tema central “A revolução industrial 4.0 e seus reflexos nas economias da Amazônia”.

No Encontro, Raphael Barbosa abordou, entre outras coisas, a previsão de investimentos privados para o Pará até 2020, as dimensões prioritárias para o desenvolvimento da indústria 4.0 e suas aplicações nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores. O diretor também mostrou um panorama da Indústria 4.0 no mundo, no Brasil e na Amazônia, além de apresentar conceitos e especificidades desta revolução.

Para Raphael, a indústria 4.0 apresenta uma série de desafios, mas também um mundo de oportunidades. Segundo ele, o caminho rumo à manufatura avançada exigirá que as empresas aperfeiçoem os seus modelos de negócio, mas principalmente, que invistam na qualificação de seus colaboradores.

“O profissional da indústria 4.0 deverá possuir uma formação multidisciplinar, ter flexibilidade, além de domínio de novas ferramentas, idiomas e competências sócioemocionais para atuar em um ambiente muito mais complexo. Pensando nisso, o SENAI Pará oferece dezenas de cursos que estão diretamente relacionados à Indústria 4.0, abordando temas como: indústria avançada; Big Data; IOT; Inteligência Artificial, Robótica, dentre outros. Já o SESI Pa, a partir da metodologia STEAM, com foco em Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas, prepara os alunos para a indústria do futuro”, diz Raphael Barbosa, que também é doutor em Desenvolvimento Econômico e professor nas áreas de gestão, empreendedorismo e inovação.

O Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal foi realizado pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) com apoio do Cofecon; dos Corecons da região Norte; da ALEAM; da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); do Hotel do Largo e da Verde Turismo.