Notícias

Educação financeira é tema de programação escolar

Educação financeira é tema de programação escolar

Educação financeira é tema de programação escolar

Educação financeira é tema de programação escolar

Levantamento realizado pelo Banco Central, em 2017, comprovou uma suspeita fácil de constatar entre os amigos e familiares próximos: o brasileiro não tem o hábito de poupar. Na pesquisa 56% dos brasileiros entrevistados confirmaram não ter nenhum tipo de orçamento doméstico e 69% afirmaram não ter poupado nenhuma parte da renda recebida nos últimos 12 meses.

Mas quem acha que esse comportamento é presente só entre os mais velhos, se engana. Pessoas jovens, que estão no início de suas atividades profissionais, também seguem sem planejamento financeiro. Dados do Serasa mostram que 15,7% da população inadimplente está na faixa etária de 18 a 25 anos, e sete em cada 10 jovens dessa faixa etária estão com contas em atraso.

Para envolver seus alunos em uma atividade diferente e trazer a educação financeira para dentro da sala de aula, a Escola SESI Ananindeua, realizou uma programação voltada para conscientizar os alunos da importância do planejamento financeiro. “Constatamos que os alunos tinham muitas dificuldades relacionadas ao entendimento e uso do dinheiro. O projeto veio para agregar à implementação da disciplina de empreendedorismo, que tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento dos alunos na visão empreendedora que tanto se discute na atualidade”, explica Glaucia Macedo, diretora da Escola.

O projeto ‘Matemática Financeira: uma perspectiva para a vida’, vai envolver os alunos do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Será possível adquirir experiências e produtos por meio da Sesicoins, uma moeda desenvolvida para ser usada pelo alunos no evento. Com o “dinheiro” será possível comprar ingressos a diversas atividades como oficina de robótica, sala de jogos ou informática e seção de cinema.

Haverá também palestra sobre orçamento familiar e conscientização sobre consumismo e a feira do desapego, onde serão comercializados produtos doados ou confeccionados pelos próprios alunos. “Nossa intenção é que os alunos percebam a necessidade e os benefícios de se construir um orçamento familiar, além de prepará-los melhor para lidar com as pequenas práticas financeiras do dia a dia, concluiu a diretora da Escola SESI Ananindeua.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA