ELETRONORTE E SENAI LANÇAM CHAMADA PARA PROJETOS DE INOVAÇÃO EM PARCERIA COM STARTUPS E EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

A Eletronorte, concessionária de serviço público de energia elétrica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), lançaram a chamada temática na categoria Empreendedorismo Industrial. O edital está disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria, do SENAI, tendo como alvo o desenvolvimento de soluções inovadoras por startups e empresas de base tecnológica. As inscrições vão até o dia 04 de abril. Uma live com mais detalhes da chamada e que tira dúvidas a respeito do edital está disponível no Youtube do Sistema FIEPA.

As empresas interessadas deverão propor soluções tecnológicas voltadas para a melhoria e inovação nos processos de manutenção preditiva da Eletronorte, mais especificamente, relacionados com a coleta, análise e tomada de decisão em rotinas que envolvam óleos isolantes, lubrificantes e hidráulicos.

O investimento total será de R$ 1 milhão e as propostas selecionadas receberão recursos e apoio para o desenvolvimento do projeto, passando por processos de validação em parceria com o Institutos SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM). O prazo máximo para execução do projeto será de 6 (seis) meses.

Para o diretor de Operação e Manutenção, Antonio Augusto Pardauil, mais uma vez a Eletronorte, em parceria com o SENAI, busca se conectar com empresas de base tecnológica objetivando a composição de alianças que possam inserir, cada vez mais e de forma mais ágil, as tecnologias e inovações disponíveis. “Queremos transformar nossos processos utilizando as qualidades e aprendizados de cada um dos envolvidos visando a melhoria operacional e a qualidade do nosso serviço. Iniciamos com um processo operacional que permeia toda nossa geração e transmissão”, afirma o Diretor.

Segundo o Diretor do ISI-TM, Adriano Lucheta, a chamada é uma grande oportunidade para conectar as startups e empresas de base tecnológicas com a Eletronorte. “A Plataforma SENAI de Inovação é um dos principais instrumentos de apoio à pesquisa aplicada no país, permitindo o desenvolvendo de soluções ágeis e mais assertivas, conectadas com as necessidades das empresas. Especificamente nesta chamada, a equipe de pesquisadores do ISI-TM e da Eletronorte farão a avaliação das propostas e seleção dos melhores projetos”.

A avaliação e seleção dos projetos ocorre entre 05 de abril e 29 de abril e o resultado será divulgado dia 02 de maio de 2022. Para mais informações e instruções de como submeter seu projeto, acesse o edital da chamada na Plataforma de Inovação para a Indústria.