Em mutirão solidário, Sistema FIEPA e parceiros entregam doações e obras ao Lar Acolhedor Tia Socorro, em Mosqueiro

SESI, SENAI, Sindicatos filiados à FIEPA e empresários uniram-se em um mutirão de solidariedade para ajudar o Lar Acolhedor Tia Socorro, em Mosqueiro, entidade filantrópica que acolhe crianças, adolescentes e jovens vítimas de violência sexual, violência doméstica e abandono familiar. A união desses parceiros resultou na construção de um novo espaço dentro do Lar, roupas para as crianças, roupas de cama, talheres, beliches, entre outros. A entrega oficial foi feita neste sábado, 15 de dezembro, no Lar Tia Socorro.

A corrente do bem também ajudou na capacitação de moradores da ilha. Sessenta moradores da bucólica receberam o certificado de conclusão dos cursos de Pedreiro Polivalente; Técnicas de Carpintaria, de Estrutura de Telhados e Técnicas de Acabamento Predial, promovidos gratuitamente pelo SENAI e executado no Lar Acolhedor Tia Socorro. Todos os concluintes do curso serão contratados pela construtora Impax, uma das parceiras da ação.

A capacitação dos moradores da ilha foi feita por meio da Unidade Móvel de Construção Civil do SENAI. Os cursos tiveram duração de 160 horas, com início em julho, e abordaram todos os principais processos do trabalho da construção civil como acabamento, ferragem, carpintaria, instalação elétrica, hidráulica e pintura.

Weliton Martins foi um dos concluintes do curso e estava cheio de expectativa após a entrega do certificado. “Esta foi uma grande oportunidade que deram pra gente se qualificar e, agora, conseguir entrar no mercado de trabalho. Hoje é um dia de muita alegria, além do sentimento de gratidão por terem olhado para a nossa comunidade”, diz o profissional de 27 anos.

As aulas práticas foram aplicadas na construção de um Espaço Multiuso para o Lar e parte dos recursos utilizados na compra dos materiais foram doados pelo SESI Pará, arrecadados com as inscrições da Corrida e Caminhada do SESI. Empresas, sindicatos e empresários também se juntaram à causa, com as demais doações.

“Ninguém faz nada sozinho e graças a solidariedade de muitos corações bons, pudemos fazer estas melhorias que serão muito importantes para este Lar que muito nos inspira enquanto seres humanos”, diz o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos. “Este também é o nosso papel enquanto Sistema Indústria, de possibilitar a melhoria de vida das pessoas. Isso nos deixa muito satisfeitos”, complementa o diretor regional do SENAI e Superintendente do SESI, Dário Lemos.

No novo espaço do Lar, foram construídos 220 m² de área, contando, além do amplo galpão, um banheiro multiuso, uma copa e um depósito para armazenar as doações recebidas pelo Lar Acolhedor Tia Socorro. Para a frente da entidade, foi montada uma praça recreativa para as crianças, também com participação dos alunos do SENAI. “Hoje é um dia de muita alegria para o nosso Lar. A solidariedade destas pessoas trouxe uma mudança que nem eu imaginava para o nosso espaço. Com isto, poderemos atender melhor e dar mais dignidade para estas pessoas que precisam de nós. Saber que tem gente que também se importa com esta causa nos anima a continuar acolhendo pessoas”, finaliza Julliana Brito, coordenadora do Lar e filha da Sra. Maria do Socorro Pereira, fundadora da instituição falecida no ano passado.