Encontro na FIEPA teve como objetivo estreitar as relações comerciais entre Pará e Portugal

Com US$ 3.616.067 exportados, entre os meses de janeiro de abril de 2021, o Pará exportou para Portugal 39,09% a mais que no mesmo período no ano passado. Mas, apesar dessa variação positiva, tanto o país europeu quanto o setor produtivo paraense entendem que esse comércio pode ser maior, dadas as potencialidades existentes. De acordo com dados do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPA, atualmente o Pará é 13º no ranking das unidades da federação exportadoras para Portugal. Por isso, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, participou na quinta-feira (13) de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) com as principais lideranças do setor produtivo local.

Participaram do encontro o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos; o vice-presidente Marcos Marcelino; José Fernando Gomes, titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME); Sebastião Campos, presidente da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio); Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); Clóvis Carneiro, presidente da Associação Comercial do Pará (ACP) e membros da diretoria da FIEPA. Acompanhando o embaixador, estiveram presentes a vice-cônsul de Portugal no Pará, Maria Fernanda Pinheiro, e o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Pará, Reginaldo Ferreira.

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, apresentou ao embaixador as características do Pará, que tem potencial para investidores na implantação de novos projetos, além de ter destaque na sua balança comercial para produtos como minério, soja, carne, pesca e madeira. “Ainda há muito o que desenvolver no Estado, especialmente as médias indústrias, mas o Estado é o que mais cresce e um dos que mais contribuem para a balança comercial brasileira”, enfatizou.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, ressaltou a necessidade de estreitar a relação econômica entre o Estado e o país. “O comércio entre o Pará e Portugal vem diminuindo. Portanto, o conhecimento das potencialidades e as conversas com representantes e empresários são importantes para aumentar essa participação”, destacou.