Notícias

Equatorial Pará e SENAI realizam aula inaugural da Escola de Eletricistas

Equatorial Pará e SENAI realizam aula inaugural da Escola de Eletricistas

Equatorial Pará e SENAI realizam aula inaugural da Escola de Eletricistas

Na manhã desta sexta-feira, 27 de maio, a Equatorial Pará promoveu a aula inaugural aos 25 alunos selecionados para integrarem a Escola de Eletricistas, programa de capacitação que visa a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica totalmente gratuita, em parceria com o SENAI. O curso iniciou hoje e terá a duração de quase quatro meses.

Na ocasião, o presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, reforçou que a iniciativa tem um impacto social muito significativo. “O eletricista é um profissional essencial para a sociedade, e incluir novos profissionais no mercado com este curso, que além da teoria e muita prática, tem em sua grade aulas comportamentais, que promovem habilidades extremamente necessárias para as empresas. A Equatorial Pará está oferecendo uma oportunidade às pessoas que buscam recolocação e formação profissional, capacitando-as a participarem de processos seletivos e inseri-las com rapidez no mercado de trabalho, estimulando cada vez mais o desenvolvimento do estado”, comemorou.

Uma das alunas selecionadas à Escola de Eletricistas, Jeorgeane Souza, comemorou muito ter conseguido uma vaga na capacitação onde ainda há poucas mulheres. “Soube do projeto da Equatorial em parceria com o Senai, através de uma rede social, estava no início das inscrições para o curso de eletricistas e vi através dela, a oportunidade de estar me inserindo no mercado de trabalho, me qualificando nessa área e eu espero que mais oportunidades como essa também cheguem para mais mulheres” finaliza.

Mais de 200 pessoas se inscreveram no processo seletivo do curso, sendo que 25 foram aprovadas. O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, lembrou o privilégio que foi para essa turma estar ali após passar por um processo concorrido e disse que a entidade de educação profissional vai fazer o possível para que eles concluam o curso como profissionais de primeira linha para o mercado de trabalho. Também agradeceu à Equatorial Energia pela parceria. “Estamos de mãos dadas, alinhados em um único objetivo: contribuir com o desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade de vida das pessoas do nosso estado”, ressaltou.

Sobre o curso
A formação é voltada para Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica e contará com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitará o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. 

Os alunos da Escola de Eletricistas também terão aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4x4. Além de todo o conhecimento técnico necessário para a capacitação profissional, o programa também contempla cursos comportamentais que tem como principal objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade dos participantes. O programa prevê ainda uma bolsa de incentivo aos alunos selecionados para o curso com o objetivo de auxiliar a subsistência do aluno durante o período de capacitação.

A Escola de Eletricistas é um projeto que fortalece o alinhamento da Equatorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1,4,5,8 e 10, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades, até 2030.

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA