Notícias

Equipe de Ananindeua vence etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League

Equipe de Ananindeua vence etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League

Equipe de Ananindeua vence etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League

Com recorde de inscritos, encerrou nesta sexta-feira, 10, a terceira edição regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League que reuniu em Ananindeua, mais de 200 estudantes com idades entre 09 e 16 anos, dos estados do Pará, Acre, Amapá e Roraima. E a grande vencedora da etapa regional do Torneio, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo, é a equipe Born to Fight, da escola SESI Ananindeua. 

A equipe teve o melhor desempenho na somatória geral de pontos das categorias que compõem o torneio, entre elas o Core Values, quando são avaliados o trabalho em equipe e o respeito mútuo; o Desafio do Robô, quando são julgadas as missões realizadas pelo robô na mesa de competição; o Design do Robô, que julga a utilização da tecnologia LEGO® Mindstorm para o desenvolvimento do desenho mecânico de robôs autônomos; e a categoria Projeto de Inovação, quando os competidores apresentam propostas de solução para um problema do mundo real de acordo com o desafio da temporada. 

Este ano, o torneio desafiou as crianças e adolescentes participantes a apresentarem soluções para a geração de energia a partir de fontes renováveis e mais econômicas. Com o tema Super Powered, as equipes da FLL usaram a criatividade para pensar em um futuro energético inovador e sustentável. O técnico da equipe campeã, professor Israel Braga, afirma que a vitória é fruto do esforço coletivo e dedicação dos alunos. “A robótica é um ensinamento totalmente relacionado com a vida como ela é hoje. E por meio da ciência, tecnologia, arte, engenharia e matemática gera aprendizados que vão contribuir para o futuro desses jovens”, comenta o professor. 

A robótica, eu vou levar para a minha vida toda”, afirma emocionado o estudante Lucas Batista, 13, membro da equipe campeã Born to Fight. "A robótica me ensina a ser uma pessoa cada vez melhor, alguém que sabe trabalhar em equipe, me ensinou a ter persistência, acreditar no meu futuro e é isso que faz desse torneio algo tão importante, avalia o jovem. 

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e diretor Regional do SESI, José Conrado Santos, afirma que a robótica é um alicerce para a educação do futuro. “Esta terceira edição do torneio de robótica no Pará vai ao encontro ao que nós traçamos lá atrás, que é dar atenção à educação e à inovação. Isso aqui é o futuro do Brasil e esses duzentos jovens inscritos serão possivelmente futuros cientistas, engenheiros ou profissionais envolvidos na inovação, que é para onde caminha a oferta de emprego, a geração de renda, e isso está totalmente em sintonia com a indústria”, afirma José Conrado Santos. 

Das 36 equipes participantes, cinco estarão habilitadas para a etapa nacional do torneio. Entre elas estão as três vencedoras da categoria Champions Award: Born to Fight (1º lugar), Engenheiros em Ação (2º lugar), e Bricks of Pará (3º lugar); além de outras duas equipes, a Acrebóticos e a Green League. 

 

Abaixo os vencedores da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League 

 

Categoria Champion’s Award 

1º Lugar: Born to Fight 

2º Lugar: Engenheiros em Ação 

3º Lugar:  Bricks of Pará 

 

Categoria Core Values 

1º Lugar: Green League 

2º Lugar: Acrebóticos 

3º Lugar: Lego Verde 

  

Categoria Desempenho do Robô 

1º Lugar: Engenheiros em Ação 

2º Lugar: RoboFox 

3º Lugar: Born to Fight 

  

Categoria Design do Robô 

1º Lugar: Tubatronics 

2º Lugar: Pavulagem 

3º Lugar: Botos do Tapajós 

 

Categoria Projeto de Inovação 

1º Lugar: RoboTech 

2º Lugar: RoboFox 

3º Lugar: Princesas do Miriti



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA