Notícias

Equipe do SENAI vai disputar etapa nacional de torneio de robótica

Equipe do SENAI vai disputar etapa nacional de torneio de robótica

Equipe do SENAI vai disputar etapa nacional de torneio de robótica

A estreia em competições da primeira equipe de robótica formada por alunos do SENAI não poderia ter sido melhor. No último final de semana a Robô Liga, nome da equipe, participou da Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, uma das maiores competições do mundo e, entre 22 equipes, ficou entre as quatro classificadas para a Etapa Nacional do Torneio, que acontecerá de 6 a 8 de março, em São Paulo. Nesta Etapa Regional, o SENAI também foi o campeão na modalidade Design do Robô, o que foi fundamental na classificação geral.

A disputa reúne times de dois a dez integrantes para a construção de robôs baseado na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. O tema da temporada 2019/2020 é City Shaper - Construindo cidades inteligentes e sustentáveis e os competidores são avaliados em quatro categorias: Projeto de Inovação, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values, na qual os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

A equipe do SENAI construiu um robô com peças de Lego e sensores de movimentos para executar as tarefas. Para o projeto de cidade sustentável, os alunos apresentaram um aplicativo para alertar sobre vagas de estacionamentos públicos. O app identifica a vaga a partir da movimentação de veículos em vias, utilizando captação de energia cinética para o funcionamento da plataforma.

Os alunos que compõem a Robô Liga são Jovens Aprendizes da NovaBR e alunos do SENAI unidade Getúlio Vargas dos cursos de Administração e Auxiliar de Obras e Edificações. “O resultado da etapa regional é muito gratificante, estamos muitos felizes por realizar esse sonho e por tudo que aprendemos nesse torneio. Para o nacional estamos muitos animados e com a certeza de que daremos nosso melhor”, diz Rubens Souza, um dos quatros integrantes da equipe. 

Etapa Nacional
Nas próximas semanas, serão os últimos regionais que vão selecionar as equipes que irão participar do torneio nacional. Ao todo, 100 equipes, de todo o Brasil, serão selecionadas para a disputa em São Paulo. Da etapa nacional, sairão as equipes que vão representar o Brasil no torneio mundial, nos Estados Unidos.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA