Notícias

Equipe Green League vence etapa regional do Torneio de Robótica, em Ananindeua

Equipe Green League vence etapa regional do Torneio de Robótica, em Ananindeua

Equipe Green League vence etapa regional do Torneio de Robótica, em Ananindeua

Em sua segunda edição no formato presencial no Pará, o Torneio SESI de Robótica First Lego League encerrou hoje a etapa regional, tendo como vencedora a equipe Green League, de Tailândia do Pará, classificada na categoria Champion’s Award para concorrer à etapa nacional, que será realizada de 27 a 29 de maio deste ano em São Paulo. Além da Green League, também foram classificadas outras quatro equipes para o torneio nacional, a RoboTech, Ultron League, Pavulagem e Garça de Botas.

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004. Com o tema Cargo Connect, a temporada foi direcionada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Por isso, durante os dois dias de evento, 33 equipes formadas por crianças e jovens entre 09 e 16 anos de idade, de escolas públicas, privadas, ongs e equipes de garagem, puderam apresentar soluções criativas na área de inovação tecnológica, voltadas para a solução de problemas do dia a dia da sociedade moderna, mais especificamente, para questões relacionadas ao transporte e logística.  

Segundo a professora Rosa Atroch, idealizadora e responsável pela equipe campeã, a vitória é resultado de muito treino e dedicação das crianças que compõem a equipe, formada por cinco membros. “Essa vitória é muito emocionante e foi tão inesperada por que, aqui nessa equipe, tem criança que nunca sequer, tinha vindo a Belém, e muito menos participado de um torneio como este do SESI, então é uma conquista muito importante que muda a vida das crianças e que influencia muito no aprendizado e no futuro delas”, comemora a professora. 

O Torneio tem como objetivos despertar o interesse dos alunos pela robótica que é utilizada nas escolas SESI no aprendizado diário de diversas disciplinas, e busca também despertar nos jovens valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Durante o evento os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões, de acordo com a temática da temporada, tendo que cumprir alguns requisitos como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição, utilizando, por exemplo, guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. 

Para Dário Lemos, superintende regional do SESI Pará, o evento reforça a metodologia de ensino do SESI, focado na resolução de problemas. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com mais essa edição da FLL sediada pelo SESI Pará, realizada com muita dedicação por todos os envolvidos. Isso mostra a importância que damos à robótica como uma metodologia efetiva de ensino, que foca em melhorias contínuas para o presente e para o futuro da nossa região e do Brasil”, avalia o diretor.  

Para Jane Nóbrega, representante do Departamento Nacional do SESI, operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, o diferencial da etapa Pará foi o fato de os estudantes priorizarem em seus projetos soluções para problemas locais de suas cidades. “O que ficou perceptível nessa etapa realizada aqui no Pará foi o regionalismo, porque os projetos de inovação desenvolvidos pelos estudantes foram muito voltados para a solução de problemas da realidade local e suas cidades. Então, muitas das inovações que eles trouxeram para o torneio, por exemplo, foram para resolver questões relacionadas à logística marítima”.

 

  

Veja aqui todos os vencedores: 

  

Categoria Champion’s Award 

1º Lugar: Green League 

2º Lugar: RoboTech 

3º Lugar: Utron League 

  

Categoria Core Values 

1º Lugar: Dragons 

2º Lugar: Tech Nonato 

3º Lugar: Pavulagem 

  

Categoria Desempenho do Robô 

1º Lugar: Engenheiros em Ação 

2º Lugar: Pavulagem 

3º Lugar: Ultron League 

 

Categoria Design do Robô 

1º Lugar: Açaí Pai D’égua 

2º Lugar: RoboFox 

3º Lugar: Engenheiros em Ação 

  

Categoria Projeto de Inovação 

1º Lugar: Garça de Botas 

2º Lugar: Muiraquitech 

3º Lugar: Garotas Conectadas 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA