Notícias

Equipe paraense conquista prêmio nacional no Festival SESI de Robótica

Equipe paraense conquista prêmio nacional no Festival SESI de Robótica

Equipe paraense conquista prêmio nacional no Festival SESI de Robótica

A equipe AnaninTech, da escola SESI Ananindeua, recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria técnica ‘Motivação’, na FIRST Tech Challenge (FTC), no Festival SESI de Robótica, realizado no período de 27 a 29 de maio, no pavilhão da Bienal em São Paulo. O segundo lugar ficou com a equipe Alpha Technology.

A competição reúne 1,2 mil jovens entre competidores de todo Brasil. O evento combina competição com mostra de ciência e tecnologia entre alunos de 9 a 18 anos de escolas públicas e privadas.

A premiação reconhece que o time paraense incorpora a cultura da FIRST e demonstra claramente o que significa ser uma equipe. Para Israel Braga, professor da escola SESI Ananindeua e treinador da equipe, essa premiação representa a coroação de um trabalho árduo. “A gente se motiva todo dia, não é fácil, esses competidores, além do ensino regular ainda precisam ter a disciplina para realizar diversas tarefas na robótica: pesquisas, visitas em comunidade quilombolas, treino, esse título representa muito para nós, mostra que o Pará está sendo reconhecido nacionalmente na robótica, na categoria FTC”, destaca o professor.

Israel conta, ainda, que este é o segundo ano da equipe na etapa nacional do Festival SESI de Robótica. “No primeiro ano que competimos ficamos em 7º lugar na arena. No segundo já conseguimos conquistar esse título expressivo, ou seja, se conseguirmos disseminar para que mais equipes do estado participem nessa categoria, mais forte o Pará vai ficar e o SESI é pioneiro nesse tipo de evento”, vibra o treinador.

Para o competidor Manassés Viana, 15 anos, aluno da Escola SESI Ananindeua e líder da equipe AnaninTech, o prêmio representa grande responsabilidade que a equipe tem de disseminar a robótica. “Ganhar uma premiação nacional nunca é fácil, todos são muito qualificados. Para vencer nessa categoria é necessário empenho e muita dedicação”, enfatiza o aluno.

EQUIPES DO PARÁ PARTICIPAM DE FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA EM SÃO PAULO

Ele destaca o projeto Quilombotec, realizado na comunidade Abacatal, em Ananindeua, como fundamental para que conquistasse essa premiação. “Levamos à robótica e as filosofias da FIRST para dentro daquela comunidade, atingindo cerca de 90 mil pessoas, isso é muito gratificante poder influenciar e inspirar outros jovens a também entrarem para o mundo da tecnologia, da ciência, para o mundo da robótica”, encerra orgulhoso.

Para o diretor de operações SESI SENAI, Raphael Barbosa, uma conquista como essa demonstra que o SESI Pará está no caminho certo para formar jovens preparados para atuar nas profissões do futuro. “A gente sabe o tamanho que é esse evento, equipes muito bem preparadas, e a gente ficar em primeiro lugar, nessa categoria, dentre as 44 equipes, demonstra que esses alunos estão engajados, focados, estão se divertindo, e serão excelentes profissionais no futuro, quando estiverem no mercado de trabalho”, afirma.

Para Raphael o clima não atrapalhou o desempenho dos atletas paraenses. “Eles conseguiram cativar os juízes e o público do evento, não foi o frio de São Paulo que esfriou a nossa equipe. Nós trouxemos toda energia e o calor do Pará e os nossos alunos fizeram um brilhante trabalho e essa premiação é fruto do trabalho deles”, finaliza o diretor.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA