Notícias

Equipes das Escolas SESI Pará conquistam primeiras colocações na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes das Escolas SESI Pará conquistam primeiras colocações na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes das Escolas SESI Pará conquistam primeiras colocações na Olimpíada Brasileira de Robótica

As escolas SESI Pará das unidades Altamira e Belém foram contempladas com as primeiras colocações de suas categorias na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A premiação ocorreu no último sábado (14) e contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do evento.

Outras equipes do SESI Pará premiadas na competição nacional foram a MaxWell (nível 1), da unidade SESI Paragominas, e Lion Force (nível 2), da unidade SESI Marabá, ambas com a segunda colocação na categoria Trabalho em Equipe. Já a equipe High Level (nível 1), também do SESI Marabá, conquistou a terceira colocação na categoria Maker, cujo desafio era montar um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios estudantes.

Única equipe representando o Norte em Nível 0, a Princesas do Miriti, da unidade SESI Belém, conquistou o primeiro lugar da categoria Modelagem Virtual, como Apresentação, quando as alunas foram avaliadas por seus planejamentos e modelagem, manual ou em software, de seus robôs ou mecanismos.

“Foi uma experiência ímpar, principalmente por ser a minha primeira participação na competição. É uma satisfação imensurável auxiliar quatro meninas de apenas de oito anos a conquistarem a simpatia não só da escola SESI Belém, mas também do Pará e do Brasil. Esta conquista inédita é igualmente do professor mentor Girlan Souza, já que juntos formamos a equipe e construímos todos o processo para chegar nesta fase de campeões nacionais”, alegra-se o técnico da equipe Princesas do Miriti, professor Oziel Luz.

Já em Nível 1, a unidade SESI Altamira foi representada pela equipe RoboTech, que garantiu a primeira colocação como Apresentação na categoria Trabalho em Equipe, qualidade que sempre foi destaque entre os alunos, como diz o técnico Valdinei Nascimento.

“As nossas equipes do Clube de Robótica têm essa característica de ajudar um ao outro sem desejar nada em troca. Isso pode ter colaborado para que eles demonstrassem, de maneira louvável, que trabalham muito bem juntos”, revela o professor, que contou com ajuda do também técnico Rafael Fernandes.

“Na escola somos uma equipe, o professor Rafael, direção, coordenação, professores e alunos, mesmo que não participam do Clube de Robótica, são responsáveis por cada conquista. Esses jovens têm demonstrado grande potencial e dar essa oportunidade a eles é abrir portas para que tenham um futuro brilhante”, conclui Valdinei.

Integrante da equipe RoboTech, a aluna Ana Oliveira, do SESI Altamira, afirma que teve uma experiência fantástica ao participar da OBR, além da felicidade do primeiro lugar, justamente dessa categoria.

“O trabalho em equipe é uma característica que nos representa muito. A união, interação e alegria em ajudar um ao outro faz parte de como trabalhamos. Recebemos todo o apoio da nossa escola, família e amigos, por isso nos esforçamos muito e só temos a agradecer pelo bom resultado”, conta Ana.

 

Classificação geral das equipes - Escolas SESI Pará

1º Lugar (Nível 0) Categoria Modelagem Virtual

Equipe - Princesas do Miriti

Escola SESI Belém

1º Lugar (Nível 1) Categoria Trabalho em equipe

Equipe - Robo Tech Altamira

Escola SESI Altamira

2º Lugar (Nível 1) Categoria Trabalho em Equipe

Equipe - Maxwell

Escola SESI Paragominas

2º Lugar (Nível 2) Categoria Trabalho em Equipe

Equipe – Lion Force

Escola SESI Marabá

3º Lugar (Nível 1) Categoria Maker

Equipe - High Level

Escola SESI Marabá  



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA