Notícias

Espetáculo 'Esse Ruy é minha rua' celebra a obra de Ruy Barata

Espetáculo 'Esse Ruy é minha rua' celebra a obra de Ruy Barata

Espetáculo 'Esse Ruy é minha rua' celebra a obra de Ruy Barata

Ruy Barata, um dos maiores poetas e letristas do país, é a grande referência para o povo amazônico. Em suas letras, o poeta retrata o cotidiano do caboclo – com suas nuances típicas do interior – e, entre outros temas, os devaneios do urbanismo e os sentimentos coletivos do amor. Ele dizia: “estou escrevendo para o próximo século, quando todos os olhos do mundo estarão voltados para a Amazônia”. Ruy faleceu em 1990, mas deixou como legado livros, poesia e músicas eternizadas na cultura popular paraense.

O Teatro do Sesi prestará uma homenagem em forma de show literomusical, que será realizado no próximo dia 25 de outubro, com o nome Esse Ruy é minha rua e celebra a música e a poesia de Ruy Barata no momento de abertura dos festejos do centenário do poeta. A apresentação literária Esse Ruy é minha rua integra o projeto Sesi Cultura, que tem por objetivo o fortalecimento da arte paraense, dando reforço às obras que precisam ser sempre reveladas e lembradas.

“Para o Sesi é uma honra celebrar o centenário de Ruy Barata. Não poderíamos deixar a data passar sem fazer essa festa, essa homenagem, para esse ícone do nosso estado. Ruy Barata, com a sua poesia, nos deixou esse legado inspirador da nossa cultura. A poesia cabocla, genuinamente amazônica continua, até hoje, inspirando a arte do cinema, do teatro e a música”, comenta Ana Claudia Moraes, coordenadora do Teatro do Sesi. “Celebrar esse centenário é celebrar uma parte da nossa história”, completa.

O espetáculo Esse Ruy é minha rua é resultado do trabalho do cantor Olivar Barreto que interpreta a obra do poeta paraense Ruy Barata com a participação de músicos renomados do cenário artístico paraense, como Kim Freitas, que assina a direção musical, Thiago Belém, Herivelton Santos e Príamo Brandão. O repertório inclui as faixas do CD homônimo lançado por Olivar em 2011, assim como outras preciosidades do grande escritor amazônico. O espetáculo recebe uma “costura” literária feita pela atriz e bailarina Tainá Corôa e é baseada no livro “Antilogia”, lançada pela Secretaria de Estado de Cultura, em 2000, onde a poesia de Ruy Barata ressurge com força épica a contar e encantar sua história em entre face à cultura amazônica.

 “O objetivo nosso é evidenciar a poesia, acima de tudo. A gente encontrou uma maneira de fazer um show que tenta conduzir a plateia para essa poesia do Ruy, que fale das canções de amor, passando pelas canções que já tem um teor mais amazônico e chegando nas composições que foram feitas sobre o signo do caribe, da música caribenha. Isso tudo pra evidenciar a poesia do Ruy”, explica o intérprete Olivar Barreto.

Esse Ruy é minha rua tem como público-alvo os estudantes de escolas públicas e discentes de música e simboliza, de maneira especial, um momento de rara beleza para celebrar o centenário do poeta paraense. Levá-lo para o palco é uma necessidade de todos aqueles que apreciam a boa música, a poesia, e, sobretudo, respeitam a Amazônia.

Serviço
Espetáculo literomusical ESSE RUY É MINHA RUA
Local: Teatro do Sesi
Data: 25 de outubro de 2019 – 19 horas
Bilheteria: No Teatro do Sesi e pelo site www.sesipa.org.br
*Agendamento gratuito para grupos estudantes de música e da rede pública de ensino
Informações: 3366-0971/0972 (bilheteria)



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA