Notícias

Evento discute como melhorar a saúde e a segurança do trabalhador

Evento discute como melhorar a saúde e a segurança do trabalhador

Evento discute como melhorar a saúde e a segurança do trabalhador

Nos últimos 10 anos, cerca de 23.400 trabalhadores do mercado de trabalho formal sofreram acidentes fatais no Brasil. No mesmo período, foram registrados quase 500 milhões de dias perdidos com afastamentos por acidentes. Os dados atualizados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na tentativa de reduzir os índices de acidentes no ambiente de trabalho, no mês de abril, marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, foi instituído o Abril Verde, movimento que concentra a realização de ações de conscientização relacionadas ao tema.

Para discutir o cenário local e compartilhar experiências promovidas por empresas do Estado para a redução dos acidentes de trabalho, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e da REDES/FIEPA, realizará na terça-feira (26) o evento “Abril Verde: pela Vida, com Saúde e Segurança”, que contará com a participação de profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), especialistas em saúde, e gestores de empresas apoiadoras da REDES/FIEPA, que atuam em diversos segmentos de negócio.

Segundo a gerente executiva de Segurança e Saúde na Indústria do SESI Pará, Jacilaine Souza, a campanha Abril Verde tem como objetivo sensibilizar trabalhadores, empresas e sociedade, tendo em vista a redução dos acidentes de trabalho e dos riscos causadores desses acidentes, bem como prevenir as doenças de trabalho. “Essa prevenção é uma responsabilidade de todos: do trabalhador para consigo, para com o seu colega de trabalho e para com o ambiente de trabalho e da empresa, para com todos os seus colaboradores. Ao mesmo tempo, quando a prevenção significa não somente uma prioridade, mas um valor para a empresa, ela passa a ser reconhecida pela sociedade”, reflete Jacilaine.

Também participam do debate a médica Marcia Milene, mestre em Infectologia do Hospital Porto Dias, que falará sobre hábitos simples que podem salvar vidas no ambiente de trabalho; a coordenadora do Semest, do Laboratório Beneficente de Belém (LBB), Marcia Cristina Lobato dos Santos, que abordará a saúde mental na qualidade de vida no trabalho; o engenheiro civil Rafael Teixeira, diretor executivo da Norauto Rent a Car, sobre o uso de veículos 4 x 4 na indústria; o engenheiro de segurança, Eduardo Moraes, e o gerente geral Célio Brito, ambos da Ellca Locações e Serviços, que abordarão o tema “Um só motivo para fazer a segurança”.

“O evento Abril Verde nos presenteia com um tema totalmente pertinente ao retorno dos encontros presenciais ‘Pela vida, com Saúde e Segurança”, abordando assuntos condizentes ao pilar mais importante das indústrias: seus colaboradores. Hoje, o apoio ofertado pelas grandes corporações não preza somente pela segurança física do colaborador, mas, principalmente, por sua saúde e bem-estar na empresa, por isso, falar sobre saúde mental, hábitos saudáveis e exemplos positivos foi o que nos motivou a promover e abraçar este Abril Verde junto com o SESI”, explica Rafaela Leoncy, coordenadora de projetos da REDES/FIEPA.

Serviço: o evento será realizado de forma híbrida, a partir das 8h, com o presencial no CEDAM/SENAI, em Belém, e o on line pelo Youtube do Sistema FIEPA, mediante inscrição prévia gratuita pelo link https://www.sympla.com.br/evento/abril-verde/1552896



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA