Evento discute melhorias para garantir saúde e segurança nas indústrias de base florestal

No próximo dia 21 de março, o Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) receberá o Workshop “Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho no Setor de Base Florestal”. O evento é direcionado a empresários, gestores e funcionários de indústrias de base florestal e tratará, entre outros temas, das melhores práticas de saúde e segurança que devem ser aplicadas nas empresas, para reduzir os índices de acidentes de trabalho decorrentes das atividades no setor.

O workshop é uma das etapas da consultoria em saúde e segurança do trabalho que o Sistema FIEPA, por meio do SESI Pará e do SENAI Pará, vem desenvolvendo dentro dessas indústrias, desde o segundo semestre de 2022. O evento terá também a participação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PA), órgão ligado ao Ministério do Trabalho.

Jacilaine Souza, gerente de Segurança e Saúde na Indústria (SSI) do SESI Pará, explica que o foco do trabalho é modernizar a gestão, reduzir riscos no processo de produção e garantir o bem-estar do trabalhador que atua no setor florestal. “O SESI reforça nessas indústrias a importância de uma atuação em conformidade com as Normas Regulamentadoras vigentes, com foco na gestão de riscos ocupacionais e saúde do trabalhador, apoiando na redução de custos, prevenção de acidentes e aumento da produtividade. Já o SENAI, por meio da área de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI), baseado na NR-12, desenvolve a análise e o diagnóstico orientativo para maquinários, com foco na prevenção a acidentes, em prol da qualidade de vida no trabalho e aumento de produtividade”, explica a gerente.

Segundo Jomar Lima, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará e chefe da fiscalização do Ministério do Trabalho no Estado, fiscalizar e aperfeiçoar a atuação do setor florestal e madeireiro é uma meta nacional do Ministério do Trabalho para melhorar as condições dos trabalhadores dentro dos empreendimentos fabris em todo o Brasil.

Ele explica que o workshop apresentará para as empresas a necessidade de implementarem um melhor gerenciamento de riscos. “Por se tratar muitas vezes de um ambiente rudimentar e de difícil acesso, nosso objetivo é fazer com que as empresas entendam que precisam fazer um investimento maior em infraestrutura para garantir um melhor ambiente de trabalho, criando acessos seguros para os trabalhadores e a instalação de dispositivos de segurança durante a utilização de maquinários, de acordo com o que preconiza a legislação para evitar os acidentes”, explica.

No ranking nacional o Pará é o terceiro maior exportador de madeira do país, com um volume de mais de US$ 351 milhões exportados em 2022, registrando um crescimento de 76% no período. Deryck Martins, diretor da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (AIMEX) e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPA, acredita que ações integradas como esta, que envolvem diversos atores da indústria de base florestal, resultam em uma maior profissionalização e evolução do setor. “Além de Belém, também levaremos este evento para Santarém, no Oeste do Estado, para estimular as discussões, e esperamos que as empresas possam replicar todas as orientações, iniciativas e melhorias propostas dentro de seus próprios empreendimentos”, pontua.

“O apoio do SESI nas ações desenvolvidas em nossas empresas têm sido muito importante, pois o principal objetivo foi a conscientização da necessidade de mais segurança no trabalho”, comenta o diretor da FIEPA, Leônidas de Souza, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras de Belém, Ananindeua e Marituba (Sindimad). Segundo ele, algumas ações promovidas durante as consultorias são bem complexas, mas acabam garantindo mais tranquilidade e segurança aos colaboradores no momento de executar suas tarefas.

Responsável pela interlocução com a Superintendência, o vice-presidente da FIEPA, Alex Dias Carvalho, explica a importância dessa iniciativa. “Ao promover o diálogo entre as empresas do setor florestal, amparadas nas soluções disponibilizadas pelo SESI e SENAI, com a Superintendência Regional do Trabalho, criamos um ambiente colaborativo, onde a soma de esforços teve o único objetivo de melhorar o nível de segurança nos ambientes de trabalho, uma clara demonstração de valorização da mão de obra e fortalecimento do setor”, afirma.

O workshop conta com o apoio dos sindicatos filiados à FIEPA ligados às indústrias de base florestal (Simava, Sindimad e Sindimata), entidades do setor florestal e madeireiro (Confloresta, Unifloresta, Aimex) e Centro das Indústrias do Pará (CIP).