Evento para Jovens Aprendizes aborda empreendedorismo e inovação

O SENAI foi destaque no evento “Empreendedorismo - uma viabilidade para a juventude estar e atuar no mercado de trabalho”, realizado hoje (28), no Hangar. A programação, realizada pelo Fórum Paraense de Aprendizagem (Fopap), foi voltada para Jovens Aprendizes e apresentou temas relacionados à inovação no mundo profissional.

Cerca de 1.000 aprendizes de diversas instituições participaram do evento, ouvindo palestras que foram desde educação financeira à inovações disruptivas na educação. “Foi um evento com muita informação, e isso é muito bom porque as profissões estão se transformando muito rápido e precisamos estar sempre nos atualizando para sermos competitivo no mercado de trabalho, inclusive buscando o ramo do empreendedorismo”, avalia Anderson Fonseca, 21 anos, aprendiz do SENAI Getúlio Vargas.

Anderson é um dos 719 alunos matriculados no Programa de Aprendizagem do SENAI em Belém. Em todo o Pará, só em 2018, foram 4.371 alunos formados nesta modalidade de ensino. “O foco maior não é só pensar na responsabilidade social das empresas de abrir as portas para estes jovens, mas pensar no mundo do trabalho, pensar com essa pegada mais tecnológica, com a indústria 4.0”, considera Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI.

Programa Primeiro Ofício
Durante o evento, o Governo do Estado lançou o “Programa Primeiro Oficio”, que tem a finalidade de oportunizar aos jovens aprendizes paraenses a experiência profissional no mercado do trabalho e, ao mesmo tempo, proporcionar o exercício da cidadania. O programa potencializará a capacidade geradora de trabalho, emprego e renda da juventude, com a criação do selo Empresa Cidadã de reconhecimento para as participantes. Desse modo, os jovens aprendizes serão inseridos no mercado, estimulando o desenvolvimento de cooperativas de trabalho voltadas à inclusão e despertar para o empreendedorismo, possibilitando ao jovem formação e condições para o seu desenvolvimento.