FIEPA promove Webinar Relação Comercial Chile-Brasil

Discutir as oportunidades de negócios entre o Pará e o Chile foi o objetivo da reunião virtual realizada nesta segunda-feira (11) entre a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt. A abertura do encontro, coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), foi feita pelo vice-presidente da FIEPA, Nilson Azevedo, e contou com a participação de representantes do ProChile, do InvestChile e da embaixada do Brasil em Santiago.

Para o vice-presidente da FIEPA, Nilson Azevedo, a iniciativa é importante para criar parcerias e fortalecer a relação comercial do Pará com o Chile. “O volume de negócios entre nosso Estado e o Chile ainda é muito pequeno, tanto no que diz respeito ao que fornecemos, quando ao que compramos de lá. Por isso precisamos fazer este estreitamento, estimulando o empresariado daqui a comprar diretamente do Chile, e da mesma forma, que o Chile compre diretamente do Pará, reduzindo custos e criando oportunidades de negócios. E a nossa Federação das Indústrias com seu Centro Internacional de Negócios estão abertos para viabilizar esse comércio, fortalecer nossos laços e ampliar o volume de negócios entre o Pará e o Chile”, afirmou Azevedo.

Segundo Fernando Schmidt, embaixador do Chile no Brasil, a mineração do Pará é um dos produtos de maior interesse para o Chile, mas outras atividades paraenses também são importantes para o país, como por exemplo a aquicultura (com destaque para a piscicultura) e a pimenta do reino. “O Chile tem acordos de livre comércio com diversos países e queremos ver como ele poderia ser considerado como um país plataforma que pudesse comprar e negociar não apenas para estes, mas para outros serviços, tecnologia e produtos paraenses de forma mais proativa. Por isso estamos fazendo essa aproximação aqui com o Estado para que vocês possam conhecer as oportunidades comerciais e as plataformas dos investimentos em nosso país”, afirmou o embaixador.

A coordenadora do CIN/FIEPA, Cassandra Lobato, explica que os alinhamentos com o Chile estão em processo para que as empresas paraenses interessadas em negociar com o país possam, por intermédio da FIEPA, ter todas as informações necessárias para estabelecer este relacionamento comercial. “Aqui na FIEPA sempre trabalhamos para fomentar e criar essas conexões com países que tenham interesse em fazer negócios com nossas empresas locais. Por isso, buscamos sempre conhecer esses mercados, por meio de encontros empresariais, reuniões e dados oficiais, e nos cercar de todas as informações necessárias para garantir que este relacionamento comercial seja feito de forma segura e vantajosa para os nossos associados, para que consigam aproveitar todas as oportunidades ofertadas no mercado internacional”, explica Lobato.

Quem tiver interesse em acompanhar o Webinar completo e ter acesso a todos os dados apresentados pelos representantes do Chile, basta acessar o Youtube do Sistema FIEPA, no link http://bit.ly/WebinarChilePará.

Empresas interessadas em iniciar ou potencializar o relacionamento comercial com o Chile, podem entrar em contato com o CIN/FIEPA pelo telefone (91) 4009 4996 ou pelo e-mail secretaria.cin@fiepa.org.br.