FIEPA reúne com Sedap para discutir Guia de Trânsito Vegetal para o açaí

Com o objetivo de discutir a operacionalização da Guia de Trânsito Vegetal (GTV), que regulamenta a rastreabilidade do açaí do plantio ao consumidor final, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), no dia 16 de setembro, onde reuniu com os vice-presidentes do Sistema FIEPA, José Maria Mendonça e Solange Mota, que também é vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindfrutas) e demais representantes da cadeia produtiva do fruto.

Segundo Mendonça, encontros como este são importantes para que o Governo do Estado se aproxime e consiga entender as demandas do setor produtivo. “Nossa instituição está aberta para receber representantes do governo do Estado que venham apresentar e explicar o objetivo de algumas medidas que são criadas e que afetam diretamente as indústrias do nosso estado. Precisamos entender o lado prático dessas medidas, para ver de que forma devemos atuar, e de que maneira isso pode impactar a produção e o desenvolvimento das nossas indústrias”, afirmou o vice-presidente da FIEPA.

O secretário Hugo Suenaga explicou que o Governo tem buscado cada vez mais o diálogo com as entidades, com o intuito de desburocratizar processos para dar andamento mais célere às ações estratégicas ao crescimento do Estado. “Para que a gente possa começar a operacionalizar ou adequar nossos processos, precisamos de reuniões produtivas e construtivas como esta de hoje para que a gente consiga trabalhar para beneficiar cada vez mais o setor produtivo”.