Grand Prix Escolar de Inovação define vencedores

O 1º Grand Prix Escolar de Inovação, promovido pelo SENAI Castanhal, reconheceu a equipe vencedora na última quinta-feira (06). O torneio faz parte da Saga SENAI de Inovação e visou estimular os alunos à criatividade e ao empreendedorismo na formação profissional, preparando-os para as demandas reais do mercado de trabalho.

O torneio foi disputado por alunos dos cursos de Aprendizagem e Técnico das áreas de Calçados, Metalmecânica, Eletricidade, Assistente Administrativo e Automação, divididos em três equipes de 6 integrantes. O objetivo era intervir e solucionar problemas reais de uma indústria da região.

“O problema era lavagem das basquetas. Eles reclamavam do esforço repetitivo que os funcionários tinham que enfrentar, o que poderia ocasionar lesão. A solução encontrada proposta foi uma mesa de inox com adaptação na mangueira já utilizada pela Flamboyant para que a força da água seja maior, porém utilizando menos água. As escovas mecânicas irão efetuar o processo de escovação e pulverização dos produtos de limpeza, substituindo o esforço dos funcionários”, explica João Moretto, aluno do curso de Administração do SENAI.

O evento promovido pela primeira vez no Estado e trouxe grande significado aos jovens participantes. “Foi um grande aprendizado poder participar do 1º Grand Prix de Inovação do SENAI no Pará. No dia a dia vamos sempre enfrentar problemas como esse e ter essa experiência de real, de uma grande empresa da nossa região, traz bagagem e nos diferencia no mercado”, comenta o aluno de Automação industrial do SENAI, Célio Lima, integrante da equipe vencedora.

Adailton Paiva, coordenador pedagógico do SENAI Castanhal diz que o Grand Prix reflete o que acontece diariamente nas turmas do SENAI, que é a prática de soluções de problemas para a indústria. "É por isso que os alunos do SENAI já saem pronto para atuarem em qualquer empresa. Para o empresário, ter em seu quadro de pessoal um aluno formado no SENAI, é um custo benefício excelente, pois não há necessidade de se investir em capacitação desse profissional a curto prazo", destaca o coordenador.

EQUIPE VENCEDORA

- Frank Rafael, aluno de Eletricidade Industrial;
- Paulo Sérgio, aluno de Eletricidade Industrial;
- Célio Lima, aluno de Automação Industrial;
- Antônio Rafael, aluno de Mecânico de Usinagem do SENAI;
- João Moretto, aluno de Administração
- Vitória Nascimento, aluna de Confecção e Calçados
- Fernanda Silva, representante da Flamboyant. Ajudante de produção.