Hydro amplia relacionamento com startups

Como parte de sua estratégia de transformação digital, a Hydro está ampliando seu relacionamento bem-sucedido com as startups, por meio do programa "Minera Startup". Realizado em parceria com a Açaí Valley, o programa chega a sua segunda edição com o propósito de estimular empreendedores do Estado do Pará que tenham o foco em inovação, contribuindo com o desenvolvimento local. O Minera Startup proporciona um processo progressivo de integração das startups participantes com a empresa.

"A Hydro busca soluções de inovação para suas operações por meio das startups e, por outro lado, esses empreendedores viram parceiros de uma empresa global. Oferecemos mentorias, damos acesso ao ambiente profissional de uma empresa de grande porte, o que é fundamental, uma vez que uma startup em fase inicial tem menos chance de entrar no radar como fornecedores. Gerar essa oportunidade é nossa forma de fortalecer esse ecossistema que agrega empreendedorismo, inovação e startups", afirma Leoncio Rodrigues Bitar Neto, gerente de Soluções Digitais da Hydro.

"É com muita satisfação que conseguimos, mesmo com as adversidades que a pandemia trouxe, uma iniciativa desse porte para nossa região. Não somente para dar visibilidade às nossas startups mas também para aproximar investidores e trazer uma maturidade pro ecossistema como um todo. Assim, continuamos tendo a certeza de desempenhar o melhor papel e colocar o nosso Estado no circuito de inovação do país", analisa Antônio Carlos Correia, presidente da Açaí Valley.

Interessados em participar do programa devem consultar as regras do edital no site Hydro.com ( clique aqui ) e realizar a inscrição para o processo seletivo até o dia 08 de janeiro de 2021.

O e-mail de contato com a organização do evento é minerastartup@gmail.com

Minera Startup

Processo seletivo - a etapa inicial do Minera Startup é um processo seletivo, onde são avaliados uma série de requisitos como ter uma equipe formada por no mínimo dois integrantes com idade igual ou superior a 18 anos e ter soluções preferencialmente voltadas para Realidade Aumentada, Digital Office, Internet das Coisas (IoT) aplicada no ambiente industrial, entre outras.

Programa estruturado voltado às soluções para o negócio - o Minera Startup é uma colaboração entre Hydro, Açaí Valley e startups. O programa possui sete etapas de integração, e ao final, as startups que apresentarem soluções que atendam ao escopo definido podem fechar um contrato com a Hydro. As etapas são:

• Realização do "pitch", onde as startups apresentam suas propostas de soluções e modelos de negócios para várias áreas e profissionais da Hydro;

• Divulgação das startups selecionadas para avançar na discussão de possíveis provas de conceitos com as áreas da Hydro que demonstraram interesse;

• Apresentação, para as startups selecionadas, dos desafios existentes em cada área interessada, e discussão de um possível escopo para realização da prova de conceito;

• Definição do escopo da prova de conceito entre startup e área interna da Hydro;

• Entrega da proposta técnica e comercial para a realização da prova de conceito;

• Avaliação dos pré-requisitos de fornecedores da Hydro e processo de contratação para a startup executar a prova de conceito;

• Execução da prova de conceito na Hydro conforme escopo definido.

Sobre a Hydro

A Hydro é uma empresa global de alumínio com produção, vendas e atividades comerciais em toda a cadeia produtiva, da lavra de bauxita, refino de alumina, geração de energia até a produção de alumínio primário, produtos laminados, extrudados e reciclagem. A empresa conta com 35 mil empregados. No Brasil, a Hydro possui a cadeia do alumínio totalmente verticalizada e seus ativos são integrados, agregando valor desde a mineração de bauxita até a elaboração de produtos acabados de alumínio. No Pará, as operações incluem a mina de bauxita da Mineração Paragominas; a maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte, localizada em Barcarena; participação com 51% das ações na Albras, fábrica de alumínio também localizada em Barcarena; e participação acionária de 5% na Mineração Rio do Norte, uma das maiores minas de bauxita do mundo. As unidades de extrudados e tubos de precisão da Hydro estão instaladas em São Paulo e Santa Catarina.

Sobre a Açaí Valley

Açaí Valley é a Associação Paraense de Tecnologia e Inovação do Pará, atuante desde 2014. A associação busca fomentar o empreendedorismo, tecnologia e inovação no Estado, com o objetivo de fortalecer e desenvolver o ecossistema e todos os stakeholders que fazem parte dele bem como startups, investidores, aceleradoras, incubadoras, pesquisadores, instituições de ensino, governo e etc. Dentre as ações da comunidade Açaí Valley, estão eventos mensais, lives, meetups, happy hours, pitch days, hackathons e o evento Startup Weekend de Belém, que deu origem à comunidade. O Pará é responsável por 24% das startups da região Norte do Brasil, atrás somente do Estado de Amazonas (29%), segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A capital, Belém, possui mais de 40 startups mapeadas, além de duas incubadoras e três aceleradoras. Os segmentos mais comuns das startups da região são comunicação e mídia (8,3%), saúde e bem-estar (6,2%) e internet (6,2%). A maior parte dos negócios estão em fase de operação.