Notícias

Hydro assina Memorando de Entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte

Hydro assina Memorando de Entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte

Hydro assina Memorando de Entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte

De acordo com o Memorando de Entendimento assinado com a Golar Power, ontem (22 de julho), o fornecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) está previsto para ser iniciado em Barcarena, em meados de 2022. A Hydro pretende adaptar o processo de calcinação e parte da geração de vapor da refinaria Alunorte, localizada no município paraense, a fim de mudar de óleo combustível para o GNL. E a Golar Power tem como objetivo desenvolver e viabilizar o uso de gás natural por meio de um terminal de regaseificação de GNL, próximo à Alunorte.

 

“A Hydro está comprometida em impulsionar a sustentabilidade e as melhores práticas do setor. O projeto de Gás Natural Liquefeito ajudará a tornar nossa operação mais sustentável e permitirá acesso ao gás natural para outras indústrias e consumidores no estado do Pará”, diz John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de Bauxita e Alumina da Hydro.

 

A Alunorte será o primeiro consumidor significativo de gás no Pará e, portanto, um facilitador no estabelecimento da infraestrutura para o GNL no estado. A disponibilidade de gás natural é importante para o desenvolvimento industrial da região e permite a substituição de combustíveis que emitem uma quantidade maior de gás carbônico como óleo combustível e diesel.

 

Este projeto está alinhado com a estratégia climática e o compromisso da Hydro de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa em 30% até 2030.

 

Impulsionando a sustentabilidade

 

Como uma empresa líder na indústria do alumínio, a Hydro tem o compromisso de operar de maneira sustentável e de minimizar o impacto ambiental de suas operações. A companhia tem como objetivo mitigar as emissões para solo, água e ar, conservar a biodiversidade e reduzir a produção de resíduos. Para isso, a empresa monitora, identifica e reduz os riscos ambientais em todas as suas operações.

 

A Hydro realiza uma série de iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável nas suas operações de Bauxita e Alumina, como o patrocínio ao Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). Ele promove estudos e melhorias por meio de programas de pesquisa para reabilitação e preservação da biodiversidade natural em áreas mineradas.

 

É pioneira na aplicação da tecnologia de filtro prensa no refino de bauxita, investe em programas de pesquisa e tecnologia para uso de resíduos e novas aplicações, incluindo parceria recente com a Universidade Federal do Pará para pesquisa de viabilidade de produção de cimento de baixo carbono a partir de resíduos de bauxita. Essas iniciativas, aliadas aos programas privados de investimento social, contribuem para uma operação responsável e cada vez mais sustentável no Estado do Pará.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA