IEL e Sebrae capacitam e certificam empresas do Estado

Para consolidar o trabalho realizado pelo Programa de Certificação em Gestão (PCG) com o objetivo de melhorar a gestão da qualidade, produtividade, inovação, contábil, tributária e trabalhista em empresas do Estado, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA) e o Sebrae Pará promoveram em setembro e outubro as cerimônias de entrega das certificações para as empresas de Belém e Barcarena. O trabalho realizado este ano por consultores e auditores do IEL Pará consistiu em diagnósticos, capacitações, consultorias, auditorias e feedbacks para empresários e gestores de empresas localizadas nas duas cidades.

A primeira entrega de certificações ocorreu no dia 10 de setembro, para as empresas de Barcarena. No ranking das empresas com os melhores desempenhos, o primeiro lugar ficou com a Handa Car; o segundo com a Fisiocenter e o terceiro lugar foi para o Instituto de Educação Permanente da Amazônia (IEPAM). As demais empresas certificadas foram Bombinadora e Refrigeração Arco Íris, Norte Serviços, NS Empreendimentos, Service e Clínica Argus.

Em Belém, o evento ocorreu no dia 09 de outubro quando foram certificadas oito empresas: Mendes Junior e Serviços, Nopragas Controle Ambiental, Unialimentos Food Service, Dedetibel, BioHigienização e Serviços, PCO Controle de Pagas Urbanas, Empreendimentos Helplast e Ice Bode. Os melhores desempenhos foram alcançados pelas empresas Unialimentos Food Service, Nopragas Controle Ambiental e BioHigienização e Serviços – primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para Nayana Cunha, sócia-proprietária da Unialimentos Food Service, o PCG contribuiu principalmente, para alinhar a parte financeira da empresa. “O Programa de Certificação em Gestão nos ajudou a utilizar as ferramentas da contabilidade e financeiras de uma maneira mais estratégica e estruturada, nos ajudando a refletir sobre os dados e as informações que tínhamos, e isso nos ajudou a aperfeiçoar a nossa gestão em termos de controle e resultados, gerando muitos benefícios para nossa empresa”, avalia Nayana.

Segundo Carlos Auad, superintende do IEL Pará, a certificação representa uma oportunidade de melhoria de processos e aumento de competitividade para as empresas. “Por meio do PCG as empresas recebem capacitação, orientação e acompanhamento para que consigam implementar melhorias de gestão, sejam mais assertivas e dessa forma possam ampliar sua atuação, conquistando novos mercados e atingindo resultados mais positivos”, explica Auad.

Sobre o Programa – O PCG atua por meio de conteúdo diferenciado, inovador com a implementação nas empresas de procedimentos e ferramentas para o cumprimento das exigências legais e de qualidade necessárias para o aumento da credibilidade organizacional. Voltado para micro e pequenos negócios, promove diversas orientações para a modernização da gestão, incremento da competitividade, novos negócios, ampliação de mercados, fortalecimento e estreitamento de relações com os clientes, incremento de processos inovadores, acesso às linhas de crédito, entre outros benefícios.