IEL Pará inicia processo de adesão de fornecedores ao Programa de Certificação de Empresas (PROCEM)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará) abriu o processo de adesão para empresas que desejam participar do Programa de Certificação de Empresas (Procem), que desenvolve e qualifica fornecedores locais para atender empreendimentos de grande porte instalados no Pará. Com a certificação, os fornecedores ficam aptos para atender com qualidade, prazos e preços mais competitivos às expectativas dos grandes compradores.

O Procem já atendeu aproximadamente 100 empresas no Pará. Em novembro do ano passado, realizou a recertificação de 11, entre as quais a Affa Engenharia e Arquitetura, que já está no Programa há dois anos. “O Procem representou uma mudança de realidade para a nossa empresa. Após a parceria com o IEL começamos a mudar a forma de comercializar e de inserir nossos produtos e serviços no mercado. Já estamos no Procem há dois anos e, nesse período já fomos certificados e recertificados e posso garantir que fazer parte do Procem agregou um valor muito grande para o nosso negócio”, afirma Afonso Lima, diretor da Affa Engenharia e Arquitetura.

“O Procem é estratégico para o mercado porque atua em um dos pontos mais importantes nessa relação comercial, criando conexões, melhorando e fortalecendo as relações comerciais entre fornecedores e compradores, dois atores importantíssimos para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Na caminhada pela certificação, os fornecedores aprendem a inovar, aumentar a produtividade e reduzir custos e ainda têm a oportunidade de se relacionar com grandes empreendimentos do Estado e prospectar novos negócios”, afirma Carlos Auad, superintendente do IEL Pará.

“O fornecedor que se certifica pelo Procem atende à qualificação profissional exigida pelas grandes empresas no mercado. Além disso, o Programa orienta as empresas na implantação de um sistema planejado e organizado, gerando melhorias no processo”, avalia Sandra Maria Costa Monteiro, da gerência de Serviços Compartilhados da Equatorial Energia, apoiadora do Procem desde 2016, que indica seus fornecedores para participar da certificação e melhorar seus desempenhos.

Sobre o Programa - Além de certificar individualmente negócios de pequeno e médio porte de diversos segmentos, o IEL Pará também mantém parceria com empreendimentos de grande porte que indicam seus próprios fornecedores para participarem do Programa e se certificarem. Durante o processo de certificação, esses fornecedores passar por diagnósticos, pré-auditoria e auditorias e recebem capacitações nas áreas de qualidade, produtividade e inovação; gestão da saúde, segurança e meio ambiente; compliance; gestão contábil, tributária e trabalhista.

Ao final do processo, as empresas fornecedoras que preencherem os requisitos estabelecidos pelo Programa são aprovadas e recebem a Certificação Fornecedor Qualificado Procem, o que significa que estão aptas para concorrer no mercado e atender com qualidade e eficiência seus clientes e parceiros. Anualmente, as empresas passam por uma recertificação, quando todo o processo é revalidado para garantir que as práticas de gestão continuam sendo aplicadas e estão em conformidade com os requisitos exigidos tanto pelo programa quanto pelo próprio mercado.

Os fornecedores certificados pelo Procem também passam a ser inseridos na plataforma digital da Redes - Inovação e Sustentabilidade Econômica, uma iniciativa da FIEPA, com um cadastro para possíveis indicações às grandes mantenedoras, passando a apresentar com a certificação, um diferencial competitivo entre os concorrentes.

Mais informações sobre a adesão ao programa no site iel-pa.org.br